Microsoft confirma bug na última atualização do Windows 11 que inutiliza o Modo de Segurança
Créditos: Reprodução/Microsoft

Microsoft confirma bug na última atualização do Windows 11 que inutiliza o Modo de Segurança

Problema afeta o Modo de Segurança sem Rede e faz com que a tela fique piscando sem parar

A Microsoft confirmou a existência de um bug no Windows 11 introduzido pela atualização opcional disponibilizada na semana passada. O bug faz com que os usuários não consigam utilizar o Modo de Segurança por causa do efeito de cintilação na tela do computador - a tela fica piscando sem parar.

26/04/2022 às 07:51
Notícia

Update do Windows 11 corrige bug que pode atrasar inicializaç...

Atualização KB5012643 é opcional e está disponível no Windows Update

O Modo de Segurança é importante para os usuários tentando solucionar problemas em seus computadores. Ele desabilita drivers, serviços e outros componentes para que os usuários possam diagnosticar o que está causando problemas. No Modo de Segurança os usuários podem acessar o Explorador de Arquivos e outras áreas do sistema operacional.

O problema é que a atualização opcional KB5012643 disponibilizada na semana passada introduz um bug que torna o Modo de Segurança praticamente inutilizável. Quando o usuário tenta acessar o Explorador de Arquivos ou outras áreas do Windows 11 que fazem uso do processo explorer.exe no Modo de Segurança, a tela apresenta um efeito de cintilação como mostrado no tweet abaixo:

O Visualizador de Eventos do Windows registra o problema como um “Erro de sistema” na fonte “Winlogon” com a seguinte descrição: “O shell parou inesperadamente e o explorer.exe foi reiniciado". A Microsoft diz em seu site de suporte que o problema ocorre após a instalação da atualização KB5012643 quando o usuário acessa o Modo de Segurança sem Rede. As outras opções do Modo de Segurança não são afetadas.

Felizmente a empresa afirma que o problema já foi solucionado automaticamente usando o recurso Known Issue Rollback (KIR) nos computadores afetados. Anunciado no início do ano passado, o KIR é um recurso que ajuda a retornar o PC a um estado anterior caso uma atualização instalada via Windows Update tenha introduzido algum problema.

Continua após a publicidade

De acordo com a Microsoft, o KIR basicamente visa solucionar problemas causados por atualizações sem remover o código antigo. Neste caso o código antigo é apenas desabilitado quando o novo código é implementado pelo KIR. A empresa destacou na época do anúncio que pode demorar cerca de 24 horas até que o KIR seja aplicado nos PCs afetados por algum problema causado por uma atualização. Ela também afirmou que a reinicialização dos PCs afetados pode agilizar o processo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin.net, Windows Latest
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.