DJI atualiza seu aplicativo de mapeamento chamado Terra - Veja novidades
Créditos: Divulgação DJI

DJI atualiza seu aplicativo de mapeamento chamado Terra - Veja novidades

Update permite que o usuário importe a origem do modelo 3D de outros softwares

O software 'DJI Terra' oferece soluções bastante completas para quem precisa realizar o mapeamento de determinados terrenos, mas em 2022 a desenvolvedora está melhorando ainda mais o serviço. Após duas grandes atualizações em janeiro e março, a empresa lançou outro grande update neste final de abril, que traz um algoritmo atualizado de reconstrução do terreno.

27/04/2022 às 11:15
Notícia

DJI suspende vendas na Rússia e Ucrânia para evitar uso de dr...

Guerra na Ucrânia tem a presença de até drones suicidas

A nova versão 3.4.0 do programa vem com melhorias consideráveis, além de corrigir uma série de bugs, os desenvolvedores também otimizaram o seu funcionamento e trouxeram novas funcionalidades. Mas, por usar a plataforma de computação paralela NVIDIA CUDA, os usuários só poderão fazer o download desse patch se estiverem com os seus drivers gráficos NVIDIA 452.39 ou superior.

Na atualização liberada pela DJI para o 'Terra', se destaca a correção de um problema de aerotriangulação de dados de objetos de custo alcance, um erro na exibição de blocos de reconstrução 2D e fotos que às vezes não eram importadas. Além disso, a empresa também trouxe novidades para a reconstrução 3D e melhorias nos efeitos de reconstrução de cenas.


Créditos: Divulgação DJI

O que há de novo no DJI Terra versão 3.4.0

Como apontado pelo Drone DJ, para usuários que estão em versões muito antigas do sistema, v3.1.4 ou anterior, é recomendado que eles terminem todas as suas missões de reconstrução em andamento antes de fazer o update para o último patch. Junto com o registro de alterações a DJI liberou também uma lista com problemas conhecidos da versão 3.4.0 neste documento.

Novidades

  • A divisão de blocos na reconstrução 3D agora permite que os usuários definam o limite de memória personalizado ou o comprimento lateral para um único bloco.
  • A origem de um modelo 3D pode ser personalizada e importada para outro software para exibições de vários modelos.
  • Adicionadas configurações de uniformidade de luz/redução de neblina para luz visível 2D e missões de reconstrução multiespectrais para melhorar os efeitos de reconstrução de cenas ou campos nebulosos sob condições de iluminação fortes.
Otimizações
  • Experiência de usuário otimizada ao copiar missões de reconstrução. Os usuários agora podem copiar parâmetros de reconstrução e resultados de aerotriangulação.
  • Efeitos otimizados da reconstrução do modelo 3D. O desfoque de movimento causado por objetos em movimento, como veículos e pedestres em modelos texturizados, é significativamente reduzido.
  • Importação de arquivo GCP otimizada. Os usuários podem definir o formato de arquivo do GCP ao importar.
  • Dados de elevação adicionados às coordenadas em mapas 2D.
  • Adicionados dados de inclinação ao medir a distância entre dois pontos.
  • O sistema de coordenadas de saída do processamento de nuvem de pontos LiDAR agora é padronizado para o sistema UTM. O sistema UTM é um sistema de coordenadas baseado em projeção, no qual a zona de projeção é determinada com base na localização do ponto central da estação base.
  • Estruturas e nomes refinados de arquivos OSGB, OBJ e PLY para que possam ser processados ??em uma ampla variedade de softwares de back-end, como softwares de modelagem.
  • A vista do modelo 3D exibido na Região de Interesse (ROI) mudou de projeção em perspectiva para projeção ortogonal, também conhecida como projeção paralela.
  • Computadores com GPUs baseadas na arquitetura NVIDIA Ampere (série RTX30) agora podem ser usados ??para reconstrução de luz visível 2D (para cenas de campo e árvores frutíferas) e missões de reconstrução multiespectral 2D.
  • Introduziu um mecanismo de repetição na reconstrução de blocos de modelos 3D. Se a reconstrução de um único bloco falhar, o sistema executará tarefas repetitivas duas vezes. Se a operação ainda falhar após repetir duas vezes, ela será ignorada. O mecanismo melhora a taxa de sucesso da reconstrução.
Bugs corrigidos
  • Corrigido o problema em que a aerotriangulação de dados coletados de objetos internos de curto alcance em cenas circulares não pode ser realizada.
  • Corrigido o problema em que a reconstrução usando fotogrametria de curto alcance falha devido à alocação de memória insuficiente para um bloco dividido.
  • Corrigido o problema de resultados de saída anormais de reconstrução 2D com grade de mapa em alguns sistemas de coordenadas conhecidos.
  • Corrigido o problema em que os blocos de reconstrução 2D eram exibidos incorretamente.
  • Corrigido o valor impreciso do ponto de controle RMSE (erro quadrático médio) no relatório de qualidade.
  • Corrigido o problema em que as fotos não podem ser importadas ocasionalmente.
  • Corrigido o problema em que as faixas de cores representando índices multiespectrais eram exibidas incorretamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Drone DJ, DJI
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.