Relatório mostra que procura por tablets diminuiu no primeiro trimestre de 2022
Créditos: Niekverlaan/Pixabay

Relatório mostra que procura por tablets diminuiu no primeiro trimestre de 2022

Apple segue liderando mercado e Samsung ocupa a segunda posição

Na última sexta-feira (29), a International Data Corporation (IDC) divulgou dados do mercado global de tablets referente ao primeiro trimestre de 2022. O relatório apontou que a procura por tablets diminuiu no começo deste ano quando comparado com o mesmo período de 2021.

06/04/2022 às 16:15
Notícia

Tablet vivo Pad é encontrado em testes no Geekbench

Modelo será o primeiro da marca chinesa

De acordo com a pesquisa, entre janeiro e março de 2022, juntando todas as marcas, as remessas mundiais de tablets atingiram aproximadamente 38,4 milhões de unidades. Dessa forma, foi registrado uma queda de 3,9% ano a ano na procura por esses aparelhos, visto que na mesma época em 2021, as entregas foram de 39,9 milhões de unidades.

Apple líder do mercado

A pesquisa ainda revelou que a Apple continua líder no mercado, com uma participação de 31,5% no primeiro trimestre. Na segunda posição ficou a Samsung com 21,1% de participação. Já a Amazon assumiu o terceiro lugar com 9,6%.

Ainda completam o top 5, as marcas Lenovo e Huawei com 7,8% e 5,8%, respectivamente. Outras fabricantes juntas complementam a tabela e representam 24,1% da indústria global de tablets.

Vendas de tablets durante o primeiro trimestre de 2022 (Imagem: Reprodução/IDC)

Anuroopa Nataraj, analista de pesquisa sênior da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC revelou: "Embora o mercado de tablets esteja certamente em uma tendência de queda em nível global devido à menor demanda em mercados maduros, é interessante ver vários novas marcas entrando nos mercados emergentes, especialmente fornecedores de smartphones como Realme, aOPPO, a Xiaomi e assim por diante."

"Embora seus volumes não sejam significativos o suficiente para movimentar o mercado a partir de agora, é a alta demanda por tablets nos mercados emergentes desde o início da pandemia que levou esses fornecedores a aproveitar sua presença de canal existente para construir um ecossistema onde os consumidores possuem vários produtos da mesma marca, assim como a Apple.", explica Nataraj.

Mercado de Chromebooks

O relatório ainda apontou que as vendas mundiais de Chromebooks também diminuíram, 61,9% ano a ano no primeiro trimestre deste ano. Apesar disso, a Ásia/Pacífico (tirando o Japão e a China) registrou crescimento do mercado no mesmo período, pois houve grandes investimentos em educação digital na região.

Continua após a publicidade

Veja abaixo a tabela com as cinco principais empresas de Chromebooks do primeiro trimestre de 2022, com a Lenovo liderando o mercado mundial.

Vendas de Chromebooks durante o primeiro trimestre de 2022 (Imagem: Reprodução/IDC)

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizchina Fonte: IDC
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.