Google: como solicitar a remoção de informações de identificação pessoal
Créditos: pixabay.com

Google: como solicitar a remoção de informações de identificação pessoal

Caso você se enquadre nos requisitos necessários, a megacorporação irá remover os seus dados sensíveis facilmente

Você já quis remover as informações de identificação das pesquisas do Google, mas não sabe como fazer? Com a rápida expansão da internet, a precaução com as informações pessoais é um tópico que recebe cada vez mais atenção. Após diversos vazamentos de dados sensíveis, muitas pessoas buscaram maneiras de tentar se proteger. Pensando nisso, o Mundo Conectado, por meio de informações compartilhadas publicamente pelo Suporte Google, publicará alternativas para poder apagar os seus registros de um jeito fácil e eficiente do banco de dados da companhia.

Remover informações de identificação pessoal (PII) e conteúdo de doxxing da Pesquisa Google

A divulgação irrestrita desses elementos sigilosos pode criar brechas para fraudes financeiras, roubo de identidade e outros problemas similares. O chamado doxxing é uma prática criminosa que consiste em vazar os seus dados sensíveis, com o intuito de fragilizar o indivíduo — ficando especialmente suscetível aos crimes listados anteriormente. Caso tenham compartilhado informações de identificação pessoal (Personally Identifiable Information, ou PII em inglês) e estejam disponíveis nas pesquisas do Google, saiba como solicitar a remoção. 

Para saber se você é elegível a esse tipo de intervenção (remoção de informações de identificação pessoal), confira os requisitos necessários:

  • Números de identificação nacional confidenciais (documento de identificação), como Número de Identificação de Previdência Social dos EUA, Número Único de Identificação Fiscal da Argentina, Cadastro de Pessoas Físicas do Brasil, Número de Registro de Residente da Coreia, Bilhete de Identidade de Residente da China etc;
  • Números de contas bancárias;
  • Números de cartões de crédito;
  • Imagens de assinaturas escritas à mão;
  • Imagens de documentos de identificação;
  • Registros altamente pessoais, restritos e oficiais, como históricos médicos;
  • Dados de contato pessoais, como endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail;
  • Credenciais de login confidenciais.

(Créditos: support.google.com)

Para remoção de conteúdo de doxxing, os requisitos são os seguintes:

1 — Seus dados de contato precisam estar presentes.

2 — Há a presença de:

  • ameaças explícitas ou implícitas;
  • incentivos explícitos ou implícitos para outras pessoas se envolverem em comportamentos nocivos ou de assédio.

Continua após a publicidade

Gostou das dicas? Outra abordagem importante é se precaver antes de ter os seus dados vazados ou o seu computador invadido. Para isso, a utilização de um antivírus, seja pago ou gratuito, é muito útil. Nós já divulgamos algumas sugestões anteriormente, mas todas as ferramentas mencionadas ainda continuam eficientes, e vale conferir a nossa matéria — caso não tenha visto originalmente. E não se esqueça de compartilhar o seu feedback no campo de comentários e nas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: support.google.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.