Astronautas canadenses podem ser punidos por crimes na Lua
Créditos: Divulgação/NASA

Astronautas canadenses podem ser punidos por crimes na Lua

País aprovou alteração no código penal para julgar crimes no espaço

A humanidade ainda não atingiu o nível de tecnologia digno das histórias de ficção científica, com missões espaciais tripuladas em todos os cantos e que precisa de policiamento. Mas isso não significa que estar em órbita, na Estação Espacial Internacional (ISS) ou na Lua seja sinônimo de bagunça e jogos de azar liberado. Nesta semana, o Canadá aprovou uma lei que permite que o país julgue crimes cometidos por canadenses ou contra canadenses na lua. 

27/04/2022 às 17:45
Notícia

Primeira astronauta negra na ISS deve pisar na Lua

Jessica Watkins iniciou hoje sua primeira missão na estação espacial

Canadá com competência espacial?

Primeiramente, vamos (tentar) explicar o que é a Territorialidade e Local do Crime usando como base o Código Penal (CP) brasileiro. Por que o brasileiro e não o canadense? Porque eu conheço melhor o nosso código e esses são tópicos quase que idênticos em boa parte do mundo. O Artigo 5 do CP diz :"Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional". Nos parágrafos seguintes é explicado que embarcações e aeronaves brasileiras (públicas ou privadas) e estrangeiras em território nacional (contando espaço áereo) também respondem à lei brasileira. Um navio japonês no Porto de Santos e um avião da American Airlines sobrevoando o Brasil estão sujeitas as nossas leis. Mas nada se diz sobre o espaço. E foi isso que o Canadá corrigiu em sua legislação.


O assassino foi o Sr. Marinho com uma chave de fenda na cozinha. Créditos: Bill Stafford/NASA.

Anteriormente, crimes cometidos por (astronautas) canadenses ou contra eles na Estação Espacial Internacional entravam na competência da justiça do Canadá, mas não havia competência para os crimes em órbita, superfície lunar e viagem até a Lua. Como a Agência Espacial Canadense integra o Projeto Artemis, que levará missões tripuladas à Lua no próximos anos (tanto para a órbita do satélite como para pousar), o país viu a necessidade de ampliar a Lei.

Primeira acusação de crime no espaço foi em 2019

A astronauta americana Anne McClain foi acusada em 2019 de ter acessado ilegalmente a conta bancária da sua ex-mulher, Summer Worden, enquanto estava em uma missão na ISS. O que poderia ser o primeiro crime realizado no espaço foi na verdade uma falsa acusação de Worden contra McClain. Worden foi indiciada pelo crime de fraude (na Terra).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.