Como os produtos de smart home podem ajudar na rotina com crianças
Créditos: Reprodução/Positivo Casa Inteligente

Como os produtos de smart home podem ajudar na rotina com crianças

De câmeras inteligentes que funcionam como babás eletrônicas até Smart Plug com limites de uso, veja os itens mais úteis

No começo de fevereiro, publicamos aqui uma matéria mostrando 5 tecnologias que facilitam a rotina no lar. Agora, junto com a Positivo Casa Inteligente, trouxemos alguns exemplos de como os produtos de smart home podem ajudar na rotina com as crianças

14/04/2022 às 17:00
Notícia

Fechadura inteligente é pouco: Xiaomi lança porta inteligente...

Novo produto da Xiaomi conta com processador MediaTek

O sonho de qualquer pai ou mãe é deixar a casa segura e confortável para seus filhos, principalmente quando eles são crianças ou bebês. Dessa forma, utilizar tecnologias como dispositivos inteligentes podem facilitar o dia a dia, tanto dos pais quanto dos filhos. Seja para monitorar ou definir rotinas, esses aparelhos são grandes aliados para as famílias.

Para saber mais sobre os produtos de smart home, veja a lista abaixo com os principais itens que podem ajudar na rotina dos pais e das crianças.

  • Câmeras inteligentes via Wi-Fi (babás eletrônicas)

Uma opção para quem possui bebês são as câmeras inteligentes que funcionam via Wi-Fi. Servindo como babá eletrônica, esse tipo de dispositivo pode ser facilmente instalado próximo do berço, e pode ser muito útil quando o bebê está sozinho no quarto. Assim, mesmo em outro cômodo da casa, os pais podem ver em tempo real através de um aplicativo móvel se a criança está acordada.

Há diversas opções de produtos como este no mercado, como é o caso da Smart Câmera Bot Wi-Fi 2ª Geração, que emite um áudio bidirecional para quem monitorando com o aplicativo para smartphone. Este dispositivo em específico capta imagens em 360° em FullHD e funciona em ambientes escuros.

Sobre esse produto, José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente, revela: “Por serem câmeras Wi-Fi, elas monitoram em tempo real e as imagens podem ser vistas diretamente do smartphone, de qualquer lugar. Também podem detectar movimentos e gerar notificações em tempo real para aqueles que estão cuidando da criança, além de permitir que o usuário mude a direção em 360º de forma remota.”

  • Produtos de segurança: alarmes e sensores

Para os pais, a segurança das crianças é prioridade. E para ajudar nisso, sistemas de alarmes e sensores inteligentes podem ajudá-los, com o objetivo de garantir que as crianças não fiquem em perigo em casa. Equipamentos como esses podem detectar a presença das crianças em locais que oferecem risco, como lavanderias ou cozinhas. Esses produtos são destinados principalmente para os pequenos que já sabem andar e que por conta da idade, costumam mexer em tudo.

Kit Casa Segura por exemplo, conta com uma central de alarme inteligente, um controle remoto, sensores de movimento e alarmes de abertura de portas e armários, tudo isso para auxiliar os pais a manter seus filhos longe dos perigos do dia a dia.

Continua após a publicidade

“Esses dispositivos sinalizam para os pais ou cuidadores que a criança passou por um local específico e podem até mesmo notificar a abertura de um armário de produtos de limpeza, por exemplo. Isso aumenta a segurança dos pequenos e a tranquilidade de quem está cuidando deles.”, explica Tobias.

  • Plug inteligente com limites de uso de eletrônicos

Controlar crianças e adolescentes parece ser tarefa impossível, além de conversas, os pais costumam tomar medidas mais drásticas caso sejam desobedecidos, como por exemplo, controlar o uso excessivo de videogames ou de computadores. Para fazer isso de maneira automática, os pais podem conectar esses equipamentos a um Smart Plug, que funciona como um interruptor para desligar aparelhos não-inteligentes.

Assim, através do aplicativo móvel, os pais podem definir horários combinados com seus filhos para o uso de dispositivos eletrônicos que precisam estar conectados à uma tomada. Segundo Tobias, junto com o app, o Smart Plug da Positivo Casa Inteligente serve até mesmo para acompanhar o consumo de energia.

O aparelho ainda funciona por comando de voz através do Google Assistente e da Alexa.

Pai com o filho (Imagem: Reprodução/Positivo Casa Inteligente)

  • Rotinas com lâmpadas inteligentes

Colocar os pequenos para dormir pode ser extremamente cansativo para os pais, acordá-las então, em alguns casos, é praticamente impossível. Assim, diversos modelos de lâmpadas inteligentes podem facilitar um pouco nessa tarefa. Apesar de parecer algo simples, estar em um cômodo com as luzes acesas ou apagadas faz com que o corpo se desperte ou se acalme.

Segundo Tobias, os dispositivos de iluminação da Positivo contam com assistentes de voz, como Alexa ou Google Assistente que permitem que os pais ajustem o horário para que todas as luzes se apaguem ou liguem automaticamente.

  • Assistentes de voz para contar histórias

Já falamos sobre a importância de assistentes de voz em alguns itens anteriores, porém, esse recurso pode ser utilizado de outra maneira, agora a favor das próprias crianças. Assistentes como Alexa ou Google Assistente podem ser utilizadas para entreter os pequenos por um bom tempo.

Entre as funções disponíveis, tanto os filhos quanto os pais podem pedir que os dispositivos contem histórias. Além disso, as assistentes também tocam músicas e podem indicar brincadeiras e jogos infantis.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Positivo Casa Inteligente
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.