Novo carro da Fórmula E é mais leve, poderoso e ágil que os antecessores
Créditos: Divulgação/Fórmula E

Novo carro da Fórmula E é mais leve, poderoso e ágil que os antecessores

Categoria de monopostos elétricos estreará geração "ambiciosa" de máquinas no próximo campeonato

A temporada 2022-23 da Fórmula E, principal competição de carros elétricos do automobilismo, terá uma máquina de nova geração - chamada Gen3 - com mais potência, motor revisado e design "inspirado em caças".

O desenho do monoposto foi pensado em encurtá-lo para permitir mais competições roda a roda em circuitos apertados e redução de peso de 60 kg, mesmo que o número de peças tenha aumentado.

O carro foi revelado antes do ePrix de Mônaco, que será disputado neste fim de semana, e estreará no próximo campeonato - ainda sem calendário definido. Nos últimos dois anos, a Fórmula E iniciou suas competições em janeiro e fevereiro.

O motor da nova geração produz 350 kW no eixo traseiro e 250 kW na frente - total de 600 kW de energia regenerativa. No entanto, a capacidade da bateria será reduzida, pois 40% das corridas serão realizadas com energia colhida nas próprias pistas, de acordo com estimativas da organização.

O CEO da Fórmula E, Jamie Reigle, acredita que a nova geração de máquinas da categoria mostrará que a coexistência entre desempenho e sustentabilidade é possível. Além disso, crê em uma pequena 'revolução' no esporte.

“Mônaco é o lar espiritual do automobilismo e não há lugar mais apropriado para revelar nosso carro de corrida Gen3”, comentou o dirigente, conforme relatado pelo Motorsport.com. "Ele rompe e desafia as convenções do automobilismo, estabelecendo a referência de desempenho, eficiência e sustentabilidade."

“Junto à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), estamos orgulhosos de revelá-lo aos fãs da Fórmula E e demonstrar à indústria esportiva como o esporte de elite, alto desempenho e sustentabilidade podem coexistir com sucesso."

Alejandro Agag, fundador e presidente da divisão elétrica, reiterou que cada nova geração de carros apresentados representa uma evolução nesta área do automobilismo e destacou o Gen3 como a ideia mais ambiciosa da categoria até então.

"O Gen3 representa a terceira era da Fórmula E e do campeonato mundial”, disse ele. “Ampliamos ainda mais os limites da possibilidade da tecnologia EV e este é nosso projeto mais ambicioso até hoje."

Continua após a publicidade

"Os olhos do mundo estão no Principado para o ePrix de Mônaco e ficamos orgulhosos de revelar um carro que está sendo fabricado há dois anos na casa histórica do automobilismo", concluiu o executivo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Motorsport.com
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.