Windows 11: Como desativar as Recomendações no menu iniciar

Windows 11: Como desativar as Recomendações no menu iniciar

É possível fazer isso acessando as configurações do PC

O Windows 11 chegou e com ele muitas funcionalidades novas. Algumas das quais gostamos mais e outras, por outro lado, nem tanto. Obviamente, cada um tem suas opiniões e gostos diferentes sobre as partes do sistema operacional. 

Uma das coisas que mais chama atenção de cara é a mudança do Menu Iniciar. O Windows 11 substituiu os blocos por ícones simples. Mas talvez o mais importante, e o que vem chamando atenção de alguns usuários, é que agora há uma seção “Recomendada” que ocupa metade do espaço no menu.

Essa seção recomendada é formada principalmente de duas coisas: arquivos criados ou baixados e aplicativos instalados recentemente. O objetivo é tornar o acesso a esse conteúdo - que o Windows considera relevante - mais facilmente acessível. Mas, por outro lado, pode tornar algumas informações confidenciais mais fáceis de serem encontradas. Ou talvez você simplesmente não gostou e não queira esse tipo de acesso rápido aos conteúdos mais recentes. Então, o que fazer?

Se você quiser ocultar esse conteúdo recomendado no menu Iniciar no Windows 11, saiba que é possível, sim. Embora, infelizmente, ocultar esse conteúdo não vá lhe dar um espaço extra no menu. Veja o que fazer:

Como ocultar o conteúdo recomendado no menu Iniciar

Para ocultar seus arquivos e aplicativos mais recentes no menu iniciar, é preciso fazer com que o conteúdo recomendado não seja mais exibido. Mas saiba que, mesmo oculto, essa seção ainda ocupará espaço e ficará um espaço “vazio” no menu.

Se ainda assim, é isso que você quer, veja o que fazer:

Passo 1: Abra o menu iniciar e clique em Configurações.

Continua após a publicidade

Passo 2: No menu do lado esquerdo, clique em “Personalização”.

Passo 3: Na aba “Personalização”, clique em “Iniciar”.

Passo 4: Na página que abrir, você verá três itens, dois deles estão habilitados por padrão. Para remover todo o conteúdo recomendado do menu Iniciar, certifique-se de que todas as três opções estejam desabilitadas.

Atenção: Desabilitar o item “Mostrar itens abertos recentemente em Iniciar, Listas de Atalhos e Explorador de Arquivos” significa que você também não poderá ver os arquivos recentes na página Acesso Rápido e no Explorador de Arquivos. Isso também se aplica a listas de atalhos, que são exibidas por alguns aplicativos quando você clica com o botão direito do mouse na barra de tarefas.

No geral, esse é um processo bastante simples. Se ao invés de ocultar todo o conteúdo você deseja apenas ocultar um arquivo ou aplicativo específico no menu Iniciar, apenas abra o menu, clique com o botão direito do mouse no item que você quer tirar e e depois em “Remover desta lista”.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.