NASA confirma que asteroide passará perto da Terra a 37 mil Km/h
Créditos: IBT

NASA confirma que asteroide passará perto da Terra a 37 mil Km/h

Apesar de assustador, objeto não ameaça o planeta

Ontem (27), através de dados, a NASA confirmou que um asteroide passará próximo da Terra a uma velocidade de 37 mil Km/h nesta quinta-feira, dia 28 de abril. Apelidada como "418135 (2008 AG33)", de acordo com o banco de dados da agência espacial norte-americana, a rocha tem cerca de 800 metros de diâmetro, representando o dobro do tamanho do Empire State Building. 

28/04/2022 às 09:00
Notícia

China quer redirecionar asteroide que ameaça vida na Terra at...

Agência espacial do país analisará corpos celestes que representem risco ao planeta para missão

O objeto foi descoberto há 14 anos, em janeiro de 2008 (assim como o nome sugere), por pesquisadores do Mt. Lemmon SkyCenter, observatório localizado no Arizona, Estados Unidos.

Aliás, os especialistas observaram que o mesmo objeto passaria pela Terra a cada sete anos. Respeitando esse período, ele fez sua última aparição próximo do planeta no dia 1 de março de 2015. Depois de 2022, o "2008 AG33" só passará novamente perto da Terra em 2029, mais especificamente no dia 25 de maio.

Sem riscos para a Terra

Felizmente, o grande asteroide não ameaça a vida na Terra, já que segundo a própria NASA, o mesmo passará a uma distância de mais de 3,2 milhões de quilômetros. Para ter uma noção da distância, a Lua está a aproximadamente 380 mil quilômetros do nosso planeta.

Asteroides passam próximos do nosso planeta o tempo inteiro, praticamente todos os dias, uns mais raros e maiores do que outros. A agência espacial norte-americana monitora esses objetos diariamente, principalmente aqueles que passam em um raio de cerca de 200 milhões de quilômetros da Terra. 

Apesar de não estar tão perto e nem de oferecer risco à vida no planeta, para os especialistas, essa é uma distância relativamente curta se tratando de objetos celestes, já que planetas e estrelas estão localizados a milhões de anos-luz da Terra. Neste caso em específico, o que realmente impressiona é a velocidade máxima que o asteroide "2008 AG33" chegará. Com 37 mil Km/h, a rocha é 30 vezes mais rápida do que a velocidade do som, que corresponde a cerca de 1.230 Km/h.

Conheça o carro elétrico da NASA usado para transportar astronautas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tweak Town, Weather Fonte: NASA
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.