Governo dos EUA quer lei que dê acesso aos sistemas de rastreamento de drones
Créditos: Richard Newstead/Getty Images

Governo dos EUA quer lei que dê acesso aos sistemas de rastreamento de drones

A Casa Branca afirma que drones introduziram novos riscos à segurança pública

A administração do governo de Joe Biden está buscando alternativas para aumentar a fiscalização contra drones. Na última segunda-feira (25). a Casa Branca divulgou o 'Plano de Ação Nacional de Sistemas de Aeronaves Antiaéreas Não Tripuladas Domésticas', onde se referiu aos drones como potencial risco a segurança pública, nacional e privacidade. 

26/04/2022 às 18:15
Notícia

Phoenix Ghost: como funcionam os drones suicidas enviados pel...

Drone de baixo custo foi projetado para ser utilizado uma única vez em ataques Kamikaze

O plano de ação cobra do Congresso Americano que reautorize o Departamentos de Segurança Interna, Justiça, Defesa, Estado, e também a CIA a utilizar tecnologias para identificar atividades suspeitas de drones. O pedido cobra da administração do governo de Joe Biden que permita o acesso aos sistemas de rastreamento de drones, com a intenção de interromper seu voo caso qualquer atividade suspeita seja identificada. Casos como a utilização dos dispositivos para tráfico e venda de drogas, além de levar celulares para prisões de forma ilícita foram citados como exemplos no plano de ação. 

Preocupação americana não é recente

As atuais tensões geradas pela utilização militar de drones durante a guerra entre Ucrânia e Rússia com certeza também serviram para aumentar a preocupação do congresso americano. Porém,  não é de hoje que o governo do EUA busca ações para fiscalizar mais de perto a utilização de drones.

A DJI, empresa chinesa e líder mundial no mercado, já sofreu diversas sanções americanas. Recentemente, um movimento de parlamentares buscou, inclusive, banir a empresa do solo americano. Algo que é improvável, afinal a presença da DJI nos Estados Unidos é enorme. Cerca de 77% dos drones utilizados no mercado para consumidores e 90% dos utilizados por agências de segurança dos EUA são da DJI.

Em 2021 o Departamento do Tesouro já havia adicionado a fabricante à uma lista de companhias banidas para investimentos. Além disso, a partir de 2020 empresas sediadas nos EUA não podem mais exportar tecnologia para a DJI sem uma licença apropriada do Bureau of Industry and Security. 

Enquanto os americanos também continuam na sua corrida para a militarização de drones, como por exemplo com o Phoenix Ghost, os parlamentares devem continuar pressionando o governo para medidas mais expressivas de fiscalização dos dispositivos em solo americano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.