Microsoft testa VPN integrada no navegador Microsoft Edge
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Microsoft testa VPN integrada no navegador Microsoft Edge

Batizado como Microsoft Edge Secure Network, recurso gratuito foi desenvolvido em parceria com a Cloudflare

Uma página publicada no site de suporte da Microsoft confirmou que a empresa está testando o suporte para VPN integrado no Microsoft Edge. Batizado como Microsoft Edge Secure Network ou Rede Segura do Microsoft Edge na versão em português, o recurso foi desenvolvido em parceria com a Cloudflare.

24/04/2021 às 14:00
Artigo

Entenda o que é VPN e quais são seus principais usos

A tecnologia auxilia para melhorar a segurança na rede, mas pode ser perigosa

Em termos simples, uma VPN ou Rede Virtual Privada oferece uma conexão segura e criptografada para os usuários. Muitos usuários fazem uso de VPN para acessar serviços na Web normalmente bloqueados de acordo com sua localização geográfica. Como certos tipos de conteúdo da Netflix são bloqueados em algumas regiões, alguns usuários fazem uso de serviços de VPN para contornar este tipo de restrição, por exemplo. 

De acordo com a página de suporte da Microsoft, a Rede Segura do Microsoft Edge “pode ajudar você proteger seu dispositivo e dados confidenciais enquanto você navega. Na Web” e oferece os seguintes benefícios:

Criptografa a conexão
A VPN do Microsoft Edge criptografa a conexão dos usuários com a internet para ajudar a proteger seus dados contra ameaças online. A empresa diz que os dados são roteados do Edge por meio de um túnel criptografado para criar uma conexão segura, mesmo ao usar uma URL não segura que começa com HTTP. Isso dificulta o acesso dos hackers aos seus dados de navegação em uma rede Wi-Fi pública compartilhada, por exemplo.

Ajuda a evitar o rastreamento online
Ao criptografar seu tráfego da Web diretamente a partir do Microsoft Edge, o recurso a impedir que seu provedor de serviços de internet colete seus dados de navegação, como detalhes sobre quais sites você visita.

Mantém sua localização privada
A Rede Segura do Microsoft Edge permite que você navegue com um endereço IP virtual que mascara seu IP e substitui sua geolocalização por um endereço regional semelhante para tornar mais difícil para os rastreadores online segui-lo enquanto você navega.

Gratuito
Para os usuários logados no Microsoft Edge com sua Conta Microsoft, a Rede Segura do Microsoft Edge pode ser utilizada gratuitamente. Os usuários terão direito a 1GB de dados todos os meses. 

Quando estiver disponível, os usuários poderão ativar a Rede Segura do Microsoft Edge seguindo os passos abaixo:

Continua após a publicidade

- Clique no menu Configurações e mais (os “...” na parte superior direta) e depois na opção destacada abaixo:

Microsoft testa VPN integrada no navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- Se você não estiver logado com a Conta Microsoft no navegador, será necessário fazer isso. Caso você não tenha uma conta, será necessário cria-la para utilizar o serviço.

- Com a VPN do Microsoft Edge habilitada, você verá o ícone de um escudo na barra de ferramentas. Ao clicar neste ícone você poderá conferir o so de dados ou desativar a VPN:

Microsoft testa VPN integrada no navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- Se você estiver perto de ultrapassar o limite de 1GB de dados, um alerta como este abaixo será exibido:

Microsoft testa VPN integrada no navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- Se o limite de 1GB de dados for ultrapassado, você receberá um alerta indicando que ele será redefinido no mês seguinte:

Microsoft testa VPN integrada no navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- A Microsoft reforça que o recurso será desativado automaticamente sempre quando você fechar o Microsoft Edge. Ele pode ser habilitado novamente seguindo os passos acima.

Continua após a publicidade

A Microsoft não mencionou exatamente quando a Rede Segura do Microsoft Edge estará disponível para os usuários, mas considerando que a página de suporte já está ar, parece que não teremos que esperar muito tempo.

Com relação à Cloudflare, a Microsoft diz que ela “coleta uma quantidade limitada de dados de diagnóstico e suporte atuando como subprocessador de dados para fornecer o serviço”. É importante destacar que a Cloudflare exclui permanentemente os dados de diagnóstico e suporte coletados a cada 25 horas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin.net Fonte: Microsoft
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.