Quer programar? Confira 4 dicas para começar
Créditos: Danial Igdery/Unsplash

Quer programar? Confira 4 dicas para começar

Programação pode servir como relocação no mercado de trabalho

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a programação evoluiu de um hobby para uma importante habilidade profissional. Um exemplo disso é crescimento do GitHub, plataforma para desenvolvedores, no Brasil. A plataforma abriga mais de 2 milhões de usuários no país. E se você tem interesse em programar, independente do motivo, confira algumas dicas para iniciar na área. 

05/04/2022 às 14:13
Notícia

Apple anuncia oficialmente evento WWDC 2022 em formato híbrido

Evento pode surpreender com anúncio sobre seu óculos VR

Primeira dica: aprenda o básico!

Existem mais de 700 linguagens de programação e uma dúvida que pode surgir para quem está começando é qual delas aprender. A dica aqui é que, no começo, isso não faz tanta diferença. O importante é entender os fundamentos da programação, como criar funções e variáveis, entender condicionais e estruturas de dados. Ou seja, o primeiro é passo é realmente começar, não pensar se uma linguagem é mais fácil ou mais difícil que a outra. Em seguida, escolha uma linguagem que melhor se adapte a um objetivo ou interesse específico. Um exemplo bem básico: se você quer iniciar em ciência de dados, vá com Python

Faça parte de uma comunidade open source

Fazer parte de uma comunidade fornecerá as ferramentas e o suporte necessários para se aprofundar. "O open source tem tudo a ver com compartilhamento e colaboração, é por isso que um espaço como o GitHub, que reúne milhões de desenvolvedores com diferentes níveis de habilidade de todo o mundo, é um ótimo ambiente para iniciantes compartilharem seu código e tirarem dúvidas com a comunidade", diz Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.

A Comunidade Brasileira de Desenvolvedores Back End, por exemplo, tem espaço para postagens de empregos, eventos, fórum de discussões, além de disponibilizar uma lista de projetos brasileiros open source para quem quiser conhecer e contribuir.

Eduque-se sobre a área

Para se inserir na lógica do mundo da programação, há muitos livros e cursos online disponíveis, muitos deles gratuitos. Alguns exemplos: GitHub Global Campus, canais no YouTube ou Twitch sobre programação (como os das brasileiras Levxyca MorgannaDev e o CampusTV). Viana também sugere que os interessados em aprender programação entrem se inscrevam em bootcamps da área. 

01/04/2022 às 12:00
Notícia

Nos cinemas: todos os lançamentos de abril de 2022

Uma lista com 28 filmes está agendada para chegar aos cinemas nos próximos dias; veja a lista complet...

Pratique o que você aprendeu

Tal como acontece com todas as habilidades, praticar é essencial. A prática pode ajudar a aumentar a compreensão, identificar pontos fracos e, consequentemente, melhorar a produtividade e eficiência. Seja começando um projeto próprio ou querendo contribuir com outros, não há melhor maneira de aprender do que praticando. O Messi e o Cristiano Ronaldo são os melhores, mas sem praticar eles não teriam atingido o sucesso.

“Ao começar, seja por meio de um bootcamp, programa online ou aprendizado por conta própria, é importante ter uma mentalidade aberta, sempre em aprendizagem”, disse Viana. “O desenvolvimento de software é uma habilidade em constante evolução. Não importa quão maduro ou jovem você seja, ou quanto tempo você esteja programando, sempre haverá mais para aprender – é isso que o torna tão especial”, conclui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.