CNH Digital: Como fazer transferências de veículos pelo app
Créditos: Divulgação/Serpro

CNH Digital: Como fazer transferências de veículos pelo app

A função está disponível desde março no app

Desde março deste ano já é possível transferir a propriedade de um veículo diretamente pelo app da CNH Digital. Se você já comprou ou vendeu algum carro no Brasil, sabe que a transferência de veículos pode ser um processo bastante burocrático e demorado, com várias idas ao cartório. Mas, para a tranquilidade de muitos, uma nova função dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito - CDT permite agora que você faça isso no conforto da sua casa. 

Essa funcionalidade é uma iniciativa conjunta entre o Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, Ministério da Infraestrutura - MInfra, e a Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran. Até o momento, apenas oito estados do país já fazem a transferência digital, são eles: Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.

De forma prática, ágil e segura, o comprador e vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Era um processo que, antes, demorava dias e, agora, acontece em instantes. Depois, basta levar o veículo para a vistoria e efetivar a transferência. Tudo muito simples e rápido”, disse o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Por enquanto, essa função no aplicativo está disponível apenas para veículos com documentos emitidos a partir do dia 04 de janeiro de 2021, que foi quando o antigo Documento Único de Transferência - DUT foi substituído pela Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e). Atualmente, mais de 27 milhões de pessoas já possuem o documento.

Todo o processo é prático e rápido. Não é necessário reconhecer firma ou realizar contrato em papel. A segurança dessa transação é feita pela autenticação no Gov.br. É também utilizada biometria facial para a assinatura digital da ATPV-e, tanto pelo vendedor quanto pelo comprador. 

Veja como fazer a Venda Digital:

Passo 1: O vendedor do veículo deve acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

Continua após a publicidade

Passo 2: O vendedor informa o seu CPF e registra a intenção da venda.

Passo 3: O comprador será notificado e precisará repetir esse processo. Dessa forma, o Detran tem conhecimento da venda e autoriza a geração da ATPVe.

Passo 4: Dentro do próprio app, com esse documento já gerado, o vendedor e o comprador são notificados e farão uma assinatura digital, usando a conta Gov.br

Passo 5: Após todas as etapas, aí sim o comprador precisará ir até o Detran mais próximo para realizar a vistoria veicular e solicitar a transferência.

Facilitou muito né? Você pode baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito gratuitamente tanto na App Store quanto no Google Play.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Olhar Digital
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.