Desde março deste ano já é possível transferir a propriedade de um veículo diretamente pelo app da CNH Digital. Se você já comprou ou vendeu algum carro no Brasil, sabe que a transferência de veículos pode ser um processo bastante burocrático e demorado, com várias idas ao cartório. Mas, para a tranquilidade de muitos, uma nova função dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito - CDT permite agora que você faça isso no conforto da sua casa.
Essa funcionalidade é uma iniciativa conjunta entre o Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, Ministério da Infraestrutura - MInfra, e a Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran. Até o momento, apenas oito estados do país já fazem a transferência digital, são eles: Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.
“De forma prática, ágil e segura, o comprador e vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Era um processo que, antes, demorava dias e, agora, acontece em instantes. Depois, basta levar o veículo para a vistoria e efetivar a transferência. Tudo muito simples e rápido”, disse o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Por enquanto, essa função no aplicativo está disponível apenas para veículos com documentos emitidos a partir do dia 04 de janeiro de 2021, que foi quando o antigo Documento Único de Transferência - DUT foi substituído pela Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e). Atualmente, mais de 27 milhões de pessoas já possuem o documento.
Todo o processo é prático e rápido. Não é necessário reconhecer firma ou realizar contrato em papel. A segurança dessa transação é feita pela autenticação no Gov.br. É também utilizada biometria facial para a assinatura digital da ATPV-e, tanto pelo vendedor quanto pelo comprador.
Veja como fazer a Venda Digital:
Passo 1: O vendedor do veículo deve acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito
Passo 2: O vendedor informa o seu CPF e registra a intenção da venda.
Passo 3: O comprador será notificado e precisará repetir esse processo. Dessa forma, o Detran tem conhecimento da venda e autoriza a geração da ATPVe.
Passo 4: Dentro do próprio app, com esse documento já gerado, o vendedor e o comprador são notificados e farão uma assinatura digital, usando a conta Gov.br
Passo 5: Após todas as etapas, aí sim o comprador precisará ir até o Detran mais próximo para realizar a vistoria veicular e solicitar a transferência.
Facilitou muito né? Você pode baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito gratuitamente tanto na App Store quanto no Google Play.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Olhar Digital