8 missões da NASA foram estendidas, veja quais são
Créditos: Divulgação/NASA

8 missões da NASA foram estendidas, veja quais são

Agência espacial dá sobrevida para projetos de exploração espacial

Por ser uma agência governamental, a NASA depende do orçamento liberado pelo governo americano para realizar suas missões. Várias dela são lançadas com uma data para terminar. Entretanto, há casos de equipamentos e missões que tem sua vida útil estendida, seja por orçamento ou pela durabilidade do projeto. Confira aqui algumas missões que durarão mais do que o planejado. 

26/04/2022 às 09:00
Notícia

Conheça o carro elétrico da NASA usado para transportar astro...

Programa Artemis, um dos mais esperados da exploração espacial, marcará retorno da humanidade ao saté...

1- Rover Curiosity

Pousando em Marte há quase 10 anos atrás, o rover Curiosity terá (pelo menos) mais três anos, encerrando em 2025. O projeto inicial previa que o robô da NASA, cuja missão é avaliar a condição para colonização do planeta vermelho, encerraria em 2014. O Curiosity está explorando o Monte Sharp, localizado na Cratera Gale.

 

2- Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO)

O Lunar Reconnaissance Orbiter (nome original em inglês) é uma sonda lançada em 2009 para mapear a superfície lunar. Através do seu mapeamento, a NASA escolherá o melhor ponto de pouso do Programa Artemis, projeto que levará humanos à Lua novamente. Além disso, a LRO busca gelo no nosso satélite natural. É esperado que o combustível da sonda dure até 2026, um ano depois da data planejada pela NASA para a missão Artemis 3, que marcará o retorno de uma missão tripulado para a superfície lunar.

3- OSIRIS-APEX/OSIRIS-REx

OSIRIS-REx é uma missão da NASA do tipo "captura e envio de amostra". No caso, a espaçonave captou uma amostra do asteroide 101955 Bennu e enviará essa amostra em 2023. Assim como os ônibus espaciais, a OSIRIS REx será reutilizada em outra missão programada para 2029. Dessa vez, com o nome de OSIRIS APEX, a espaçonave visitará o asteroide Apophis.

4- MAVEN 

A sonda MAVEN (sigla em inglês para Evolução e Volatilidade da Atmosfera de Marte) foi lançada em 2013 e iniciou seus trabalhos em 2014. Como explicado pelo seu nome traduzido, seu objetivo é estudar a atmosfera do planeta vermelho e o impacto que isso trouxa para o fim da água na superfície de Marte. MAVEN continuará operando até 2025, contando 11 anos de operação.

5- InSight 

O InSight não é uma nave móvel, mas uma espaçonave que está fixa na Elysium Planitia, uma região com intensa atividade vulcânica em Marte. Seu objetivo é estudar o interior e a geologia do planeta. Apesar da extensão da sua missão para o fim deste ano, há um risco de que ela fique sem energia antes disso. Poeira está se acumulando nos seus painéis solares. Enquanto o fim não chega, ela continuará avaliando a atividade sísmica e o clima marciano.

Continua após a publicidade

6- New Horizons 

A missão New Horizons foi lançada em 2006 para observar Plutão e Arrokoth, um objeto localizado no Cinturão de Kuiper. É esperado que a New Horizons continue viajando pelos próximos três anos. Contudo, a NASA estuda a possibilidade de que a sonda dê meia volta para mais observações de Plutão e Arrokoth.

7- Mars Odyssey

A Mars Odyssey está funcionando desde 2001! No total, são 21 anos de operação. Apesar de estar com um baixo nível combustível, a NASA espera que a sonda opere por mais três anos.

8- Mars Reconnaissance Orbiter

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter está na órbita de Marte desde 2005 (17 anos de operação). Com o objetivo de observar a superfície do planeta, a MRO já mapeou dunas, calotas de gelo e ainda tira um tempinho para espiar as outras missões pousadas em Marte. O seu espectrômetro parou de funcionar, mas a NASA espera que a missão continue por mais três anos. E que venham as duas décadas de trabalho.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Space
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.