Canal de youtuber morto em 2020 é hackeado e lança suspeita sobre segurança do Google

Canal de youtuber morto em 2020 é hackeado e lança suspeita sobre segurança do Google

Um dos ex-editores com acesso ao canal conseguiu intervir

Nos últimos meses temos visto uma quantidade preocupante de canais do Youtube sendo hackeados por propagadores de criptomoedas, mas agora a coisa foi um pouco longe. A mais recente vítima desses ataques foi Byron "Reckful" Bernstein, jogador profissional de esports e streamer de videogames...que faleceu em 2020.

15/04/2022 às 22:25
Notícia

FBI acusa hackers norte-coreanos de roubarem US$ 620 mi em cr...

Ataques cibernéticos se tornaram uma grande fonte de renda para o regime norte-coreano, do líder, Kim...

Assim como em outros hacks, a foto do perfil, o banner e vídeos da conta de Byron foram substituídos por conteúdo da Tesla e clipes antigos de Elon Musk falando sobre a criptomoedas. O golpe afirmava que os espectadores que enviassem bitcoins teriam o valor dobrado.

A situação deixou muitos dos fãs do jogador profissional irritados, para dizer o mínimo. As notícias do hack chegaram ao Reddit, e usuários comentaram chamando o ataque de "muito desrespeitoso" e "vergonhoso".

Um dos ex-editores de Reckful com acesso ao canal conseguiu intervir e restaurar as coisas como eram antes.

É válido comentar que a conta de Byron estava inativa desde seu falecimento em 2020, o que descarta a possibilidade de "cliques por engano". Além disso, como já comentado, vários ataques do mesmo tipo tem ocorrido em redes sociais como Instagram, Twitter e, principalmente, Youtube. Esses hackeamentos podem ocorrer de várias formas, inclusive por meio de APIs validadas pelo Google, o que levanta uma grande suspeita sobre a segurança que a companhia implanta.

A BBC News entrou em contato com o Google, com links que direcionavam para vídeos e canais tomados por golpistas.Um representante do YouTube disse que eles tem "diretrizes rígidas da comunidade que proíbem fraudes, incluindo falsificação de identidade e hackers". Ainda de acordo com o YouTube, o risco desse tipo de hack pode ser reduzido ativando a autenticação de dois fatores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: BBC
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.