Phoenix Ghost: como funcionam os drones suicidas enviados pelos EUA para ajudar a Ucrânia

Drone de baixo custo foi projetado para ser utilizado uma única vez em ataques Kamikaze

Phoenix Ghost: como funcionam os drones suicidas enviados pelos EUA para ajudar a Ucrânia
Créditos: Força Aérea Americana/Reprodução

O governo dos Estados Unidos enviou mais US$ 800 milhões de auxílio para a Ucrânia. Dentro desse novo pacote de ajuda está a presença de cerca de 121 drones táticos chamados de Phoenix Ghost, que até então nunca haviam sido revelados ao público.

Informações do site especializado Air Force Magazine apontam que o novo modelo de drone é similar ao Switchblade, enviado em março, que age como uma espécie de 'drone kamikaze' que se atira na direção do alvo, após localiza-lo.

Informações reveladas apontam que drone se atira contra alvo, detonando uma bomba após impacto

O secretário de imprensa do Pentagóno, John F. Kirby, afirma que  o novo modelo de drone já estava em desenvolvimento antes da invasão russa "A Força Aérea estava trabalhando nisso e em discussões com os ucranianos, acreditamos que esse sistema específico antenderia muito bem às suas necessidades, principalmente ao lesta da Ucrãnia". Ele também informou a semelhança entre os dois modelos, mas os Estados Unidos estão mantendo em sigilo quais o real potencial do Phoenix Ghost.

 

Drone Kamikaze

Segundo informações apresentadas pelo Air Force Magazine, o drone suicida pesa cerca de 2,5kg e pode sobrevoar determinada área por até 30 minutos antes de se atirar contra o alvo. Ele decola verticalmente, através de uma base de lançamento e pode ser capaz de rastrear alvos noturnos, com o auxílio de infravermelhos.

Ao localizar o alvo, o Phoenix Ghost se atira em alta velocidade e detona uma bomba após o impacto. A aeronave é construída com material de baixo custo e foi projetada para ser utilizada apenas uma única vez, de forma certeira. 

O oficial sênior de defesa dos Estados Unidos, informou ao portal Breaking Defense que o Phoenix Ghost é um 'drone unidirecional' projetado para 'dar um soco em vários tipos de alvos'. Todas as informações reveladas apontam para uma modelo de operação similar ao Switchblade, que já reportamos aqui no Mundo Conectado. Porém, como o governo dos Estados Unidos não quer revelar maiores detalhes sobre o drone, seu potencial de destruição pode ser muito maior que o outro modelo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo, AirForceMag
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.