Drone modificado com carregamento solar e 4G voa por mais de 1 hora

Drone modificado com carregamento solar e 4G voa por mais de 1 hora

Parrot Disco FPV foi alterado e apresentou conexão 4G estável em mar aberto

O piloto de drone FPV Dustin Dunnil modificou o modelo Parrot Disco FPV e implementou carregamento solar para testar a autonomia de voo, além da conectividade 4G em longas distâncias. Os resultados do teste foram positivos, com voo de quase 1h30 (88 minutos) e boa conectividade 4G durante boa parte do trajeto, incluindo em regiões de mar aberto.

Conheça o Parrot Disco FPV

Dustin realizou um voo de longa distância no Havaí, na região de Maui, atravessando o oceano até a bela ilha de Molokini. Nas palavras do piloto: " Se você curte vídeos com belos cenários, pode sentar, relaxar e aproveitar o vídeo". Realmente, o sobrevoo no oceano, circulando a ilha turística Molokini é um espetáculo a parte. Porém, o que mais chama atenção é a autonomia de mais de uma hora de bateria do drone FPV com painel solar, além da ótima conectividade do sinal 4G.

Boa cobertura é sinônimo de pouca interferência

Nos drones tradicionais, qualquer objeto que fique entre o drone e controle, como um prédio, irá gerar interferência e comprometer o sinal. Isso não acontece com a utilização do 4G, desde que o sinal na região apresente uma boa cobertura.

Em drones tradicionais, qualquer objeto entre o drone e o controle irá gerar interferência e comprometer o sinal. No 4G com boa cobertura, isso não acontece.

O piloto não soube atribuir quais razões o Parrot Disco FPV apresentou conexão de internet estável, mesmo após as longas distâncias de voo em mar aberto. Ele comenta que a posição das antenas e a menor quantidade de obstáculos pode ter contribuído para a boa qualidade do sinal no oceano. Mesmo assim, em alguns momentos no vídeo a conexão wireless apresenta alguma pixelização ou pequenos travamentos, algo que pode ser atribuído a longa distância percorrida por regiões terrestre praticamente desertas que não apresentariam boa cobertura.

O resultado final do voo é positivo e podemos imaginar que esse modelo de drone modificado serviria para missões de reconhecimento de longa distância. Na descrição do vídeo no Youtube, Dustin questiona se o Parrot Disco FPV poderia ser utilizado em missões de reconhecimento na Ucrânia. 

Continua após a publicidade

Na imagem acima é possível observar o trajeto percorrido pelo drone FPV, além do gráfico com informações sobre consumo de bateria, velocidade e também altitude. Durante mais de uma hora de transmissão, 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Youtube
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.