Primeiro eclipse solar de 2022 acontece no dia 30 de abril
Créditos: NASA/T. Ruen

Primeiro eclipse solar de 2022 acontece no dia 30 de abril

O fenômeno será visível apenas na América do Sul

O primeiro eclipse solar deste ano acontecerá no dia 30 de abril, no próximo sábado. Os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e o planeta Terra se alinham e a Lua passa “em frente” ao sol, bloqueando assim sua luz e lançando a sombra da Lua em uma parte específica da Terra. Quando os astros estão perfeitamente alinhados, temos um eclipse solar total, pois o círculo lunar sobrepõe completamente a grande estrela.

Já nos eclipses solares parciais, a lua passa apenas por uma parte do Sol. Embora não transforme o dia em noite - como é o caso do eclipse total - os eclipses parciais também são incríveis.

Temos também o que chamamos de eclipse solar anular, quando o diâmetro da lua é menor que o diâmetro do Sol. Dessa forma, a Lua cobre apenas o centro do Sol, formando um anel brilhante ao redor. 

Esse fenômeno do dia 30 será um eclipse parcial, quando apenas uma parte da Lua sobrepõe o Sol. De acordo com a NASA, em seu pico, cerca de 65% do Sol será apagado pela Lua.

Fonte: Wikipédia

Ele será visto apenas no extremo sul da América do Sul, mais especificamente na Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. No Brasil, algumas cidades do extremo oeste do Rio Grande do Sul, como Uruguaiana, conseguirão observar apenas uma pequena parte do eclipse, segundo os astrônomos. O ápice do evento astronômico será às 17h41, no horário de Brasília. Esse tipo de eclipse é chamado de “eclipse do pôr do sol”.

Para observar o fenômeno, é necessário utilizar de filtros solares nos telescópios ou nos binóculos, caso você tenha. Jamais tente olhar para o sol a olho nu se você não tiver o material adequado para tal. Não é recomendado utilizar chapas de raio-x, óculos escuros ou qualquer outro material do tipo.

Esse evento não vem sozinho. No dia 16 de maio de 2022 um eclipse lunar total será 100% visível no Brasil. Anote na agenda! Veja o mapa completo de onde o eclipse lunar será visível:

Continua após a publicidade

O próximo eclipse solar deste ano também será parcial e acontecerá no dia 25 de outubro. Será visto somente em algumas partes da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. No Brasil, apenas em 2045 conseguiremos presenciar um eclipse solar total.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: NY Post
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.