Autoridades japonesas anunciaram nesta segunda-feira (25) que Kane Tanaka, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu aos 119 anos. Tanaka teria falecido no último 19 de abril, em um hospital próximo a casa de repouso onde morava.
De acordo com o Guinness, Kane Tanaka nasceu no dia 2 de janeiro de 1903, na região de Fukuoka, no sudoeste do Japão. Segundo informações, Tanaka era conhecida pelo seu bom humor e paixão por refrigerantes e chocolate. Além disso, a idosa gostava de resolver problemas matemáticos. O governador de Fukuoka, Seitaro Hattori, informou que está abalado com a notícia. "Planejava encontrá-la no Dia do Respeito aos Idosos deste ano [Celebrado em setembro, no Japão] para comemorar com seu refrigerante e chocolate preferido.
Durante a vida, Tanaka acompanhou a primeira e segunda guerra mundial, viu o muro de berlim cair e também sobreviveu à pandemia da Covid-19. Em 2021, ela iria participar do revezamento da tocha dos jogos Olímpicos de Tóquio, porém as regras rígidas sanitárias impostas pelo governo impediram que ela conseguisse participar.
A causa exata do falecimento de Kane Tanaka não foi informada pelas autoridades japonesas, e informações apontavam que a saúde dela era relativamente boa. Em 2019, quando foi entrevistada pelo Guinness, Tanaka foi questionada qual momento em toda a sua vida havia sido o mais feliz. Na época, ela respondeu: "Agora".
A aparente demora para divulgar as informações da morte, é algo comum no Japão. Para a sociedade japonesa, as famílias possuem o direito a terem sua privacidade preservada em momentos de luto. Por esse motivo, notícias de falecimento só são informadas após a aprovação dos familiares.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Folha, Uol