Drone lança seus próprios propulsores com rede para interceptar drones no ar
Créditos: Reprodução/YouTube/Aleksey Zaitsevsky

Drone lança seus próprios propulsores com rede para interceptar drones no ar

Depois de abater o alvo com suas hélices, equipamento abre paraquedas para amortecer sua queda

Apesar de ser utilizado para registrar fotos incríveis e realizar missões de resgate, os drones também podem ser utilizados de maneira ilegal e perigosa. Agora, um protótipo de drone revelado pelo engenheiro Aleksey Zaitsevsky em seu canal no YouTube, mostra um sistema de interceptação de outros UAVs no ar. 

23/04/2022 às 10:00
Notícia

DJI condena uso de drones na guerra: Desenvolvemos para uso d...

Empresa diz que equipamentos foram projetados para civis e deplora o uso deles para causar danos

Já foram mostradas diversas abordagens para abater e interceptar drones que estão operando ilegalmente, como o uso de sistemas de laser e de dispositivos que bloqueiam os sinais do aparelho com o piloto. Porém, o lado negativo de sistemas como esses são os softwares utilizados para que a missão seja executava, os programas podem ser caros e precisam de investimentos maiores.

Drone Interceptador

A solução conhecida como Drone Interceptador é um equipamento que sobe rapidamente com a ajuda de quatro propulsores de hélice. O projeto que foi construído para capturar outros dispositivos leves e apresenta uma nova abordagem.

Algumas soluções atuais e mais econômicas do que as com sistemas de softwares avançados também utilizam redes para bloquear o funcionamento de drones suspeitos. No geral, são utilizados equipamentos de longo alcance que precisam que os drones estejam em uma altura relativamente baixa para capturá-los. Outras tecnologias usam drones grandes para carregar UAVs menores após acoplar suas redes neles.

No vídeo publicado no canal oficial de Zaitsevsky, o modelo lança uma rede Kevlar (fibra sintética resistente) no UAV suspeito para entrelaçar suas hélices, fazendo com que o equipamento perca a capacidade de voar e caia.

Obviamente o protótipo conta com uma câmera para que o piloto veja se o veículo suspeito apresenta realmente alguma ameaça e para que o condutor o posicione facilmente abaixo de seu alvo. Dessa forma, ao lançar sua rede para cima, as hélices são liberadas do corpo do drone.

Para amortecer a queda, já que também estará sem o funcionamento de suas hélices, quando estiver em queda livre, o aparelho interceptador abrirá um paraquedas. Além disso, ao cair, o drone emitirá um som para que o piloto o localize facilmente. Veja abaixo o vídeo completo do Drone Interceptador em ação.

Continua após a publicidade

Na descrição do vídeo, Zaitsevsky ressalta: "Este interceptador de drones foi projetado para capturar UAVs leves. A alta relação peso/potência é uma vantagem competitiva deste conceito, permitindo que o drone voe rápido. Antes de um ataque, o alvo pode ser circundado para identificação."

Veja também: Drone DJI Mavic 3 mostrando potencial de suas câmeras em Florianópolis.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.