Como verificar a saúde do seu HD no Windows 11
Créditos: Microsoft

Como verificar a saúde do seu HD no Windows 11

Existem meios nativos do próprio sistema para você fazer isso

O disco rígido - Hard Disk em inglês - ou simplesmente HD, é a parte mais importante do seu computador. É lá que seu sistema operacional é instalado e onde seus arquivos ficam salvos. Infelizmente, assim como qualquer componente eletrônico, sua vida útil diminui a cada dia e, por isso, ele precisa de cuidados.

Se seu computador for relativamente novo, não se preocupe. Ele não será danificado tão cedo. Mas é importante verificar às vezes a integridade do seu HD para garantir que não haja qualquer corrupção inesperada e, por consequente, perda de dados. Nesse post eu te ensino como você pode fazer isso em computadores com Windows 11.

Existem diferentes maneiras de verificar seu HD. Você pode usar aplicativos integrados no seu PC ou até mesmo aplicativos de terceiros que tenham a mesma finalidade. Vamos primeiro ver alguma ferramentas internas que o próprio Windows possui e que atendem a todos os tipos de problemas que o computador possa ter:


1. WMIC
WMIC é a abreviação de Comando de Instrumentação de Gerenciamento do Windows. O WMIC é uma ferramenta do prompt de comando que ajuda você a verificar e gerenciar suas tarefas do Windows, como realizar uma verificação de integridade do disco rígido.
Veja como fazer:

Passo 1: Clique no ícone de pesquisa na barra de tarefas e busque por “cmd”. Clique em Abrir.

Passo 2: No prompt de comando, digite “WMIC“ e pressione Enter.

Passo 3: Após isso, digite: “diskdrive get status” e novamente pressione Enter.

Continua após a publicidade

A ferramenta será executada rapidamente e, em alguns segundos, fornecerá o status detalhado de como seu HD está. Se estiver tudo normal, aparecerá assim como na imagem abaixo:


2. CHKDSK
Outra ferramenta que o próprio Windows oferece é o “CHKDSK” que significa “Verificar Disco”. Essa ferramenta verifica e repara os erros do seu HD. Além disso, também verifica os setores quebrados do seu disco e marca eles como “ruins”, antes de tentar recuperar qualquer informação que você tenha acesso. Veja como fazer:

Passo 1: Busque novamente por “cmd” na barra de pesquisa e dessa vez clique com o botão direito em cima do e execute o programa como Administrador.
Passo 2: No prompt de comando, digite o seguinte comando e pressione enter: “Chkdsk /f


Passo 3: Depois de pressionar Enter, o comando será executado e pedirá para executar a verificação do disco na próxima reinicialização. Digite “S” e confirme. 

Pronto! Na próxima vez que o PC for reiniciado, O CHDSK fornecerá o status e a integridade do seu HD.

Você ainda pode usar aplicativos de terceiros para fazer a verificação da integridade do HD, veja alguns exemplos:


1. HDDScan
O próprio nome já se explica. O HDDScan verifica o status do seu HD e detecta todos os problemas. 
Ele também suporta vários outros recursos que tornam este aplicativo uma boa opção para verificar a integridade do disco rígido. Alguns deles incluem:

  • Modo de leitura borboleta.
  • Verificação linear.
  • Leitura linear.
  • Partida do eixo

O aplicativo é gratuito e sua interface é simples e intuitiva. Apesar de ainda não fornecer suporte para o Windows 11, em nosso teste, o aplicativo funcionou sem nenhum problema.


2. Hard Disk Sentinel
O Hard Disk Sentinel funciona da mesma forma. Ele primeiro testa e diagnostica seu HD. a partir dos detalhes obtidos, ele corrige os erros do disco rígido.

Continua após a publicidade

Assim como o HDDScan, ele exibe todas as informações relacionadas ao seu HD, como equilíbrio, taxa de rotação, pesquisa de taxa de erro, taxa de erro de leitura, entre outros.

Verificar os detalhes de saúde do seu computador ajuda a prolongar sua vida útil. Dessa forma, você garante que ele não sofra uma perda dos dados repentina devido à alguma falha.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.