Combustível da Enterprise, nave de "Star Trek", pode virar realidade no futuro
Créditos: Reprodução/Internet

Combustível da Enterprise, nave de "Star Trek", pode virar realidade no futuro

Cientistas estudam formas viáveis de extrair o deutério - combustível da máquina de famosa série - e têm bons resultados

Você já imaginou viajar pelo espaço com a Enterprise, nave símbolo de "Star Trek"? Apesar de ser um cenário ainda distante, cientistas já pesquisam formas de aplicar o deutério - combustível da máquina na ficção - através de métodos de separação do isótopo de hidrogênio.

O processo é justamente o maior desafio para trazer a tecnologia da cultura pop para a vida real. O deutério, conhecido como hidrogênio pesado, faz parte dos três isótopos naturais do elemento, junto ao prótio e trítio.

O deutério é separado da água pesada, formada por ele e oxigênio e misturada em uma proporção de apenas 0,15 por mil nos recursos hídricos da Terra.

O processo de extração do gás deutério constitui em isolar a água pesada através de processos químicos e físicos. Apesar de conhecido, o método é complexo e consome muita energia, a ponto de um grama de deutério ser mais caro que a mesma quantidade em ouro.

Tentando viabilizar a separação do elemento, pesquisadores da Alemanha desenvolveram um mecanismo que consiste em um tipo de peneira de estrutura metal-orgânica - adequada para armazenamento e conversão de energia - que permite a extração e se adapta ao tamanho dos poros do material.

"[Isso] permite a separação do deutério gasoso do hidrogênio", disse Stefan Kaskel, professor da Universidade Técnica de Dresden e membro da equipe de estudos, conforme relatado pelo site Inovação Tecnológica. "A estrutura metal-orgânica exclusiva DUT-8 é altamente flexível e pode adaptar dinamicamente o tamanho dos seus poros, mas esta resposta estrutural se mostrou altamente seletiva."

"Somente o deutério consegue abrir os poros, enquanto o hidrogênio deixa a estrutura fechada. Esse reconhecimento leva a uma alta seletividade de separação, combinada com alta absorção de deutério", acrescentou.

Utilidades além de viagens pelo universo

Continua após a publicidade

Caso o processo com o novo material dê certo e seja viabilizado, poderá suprir a crescente demanda pelo elemento, não somente para tecnologias espaciais. Na área da saúde, por exemplo, o deutério se mostrou útil no prolongamento da vida útil de ingredientes de medicamentos.

Pensando em voos mais altos, a humanidade busca há muitos anos formas de criar combustíveis capazes de gerar autonomia e velocidade para explorar o universo e finalmente alcançar o espaço profundo - além do sistema solar. O deutério pode ser importante nos primeiros passos para tornar isso real.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Inovação Tecnológica
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.