Google remove mais sites de pirataria dos resultados das buscas
Créditos: Google/reprodução

Google remove mais sites de pirataria dos resultados das buscas

Bloqueio é válido apenas na região dos Países Baixos, onde solicitação foi realizada

A Google adotou uma postura mais ativa em relação a remoção de sites de pirataria de seu buscador. Após o pedido de bloqueio realizado por um ISP (Provedor de Internet) dos Países Baixos, a empresa adicionou uma série de sites de pirataria que não podem mais ser encontrados nas buscas. Até o momento, as restrições são válidas apenas região onde os bloqueios foram solicitados e a Google não forneceu nenhuma comentário oficial sobre o assunto.

25/04/2022 às 14:00
Notícia

Vivo Play agora tem planos de IPTV com mensalidade a partir d...

Veja as opções e restrições do serviço disponibilizado desde o dia 18 de abril

O site Torrent Freak, aponta que bloqueios completos de sites de pirataria não são comuns vindos do maior buscador de sites do mundo. A empresa, usualmente, adota estratégias para dificultar o acesso a conteúdos piratas, ao garantir que os sites não estejam entre os primeiros resultados da pesquisa. Além disso, o buscador também remove palavras relacionadas à pirataria da ferramenta de preenchimento automático, há alguns anos.

Os bloqueios de sites de torrent como YTS, RARBG e 1337x nos países baixos, marcam a primeira vez que a Google responde de forma rápida às solicitações governamentais para a remoção de domínios. 

O print acima mostra que alguns resultados das buscas foram removidos, com uma mensagem oficial da empresa abaixo, que lê: "Em resposta a uma solicitação legal realizada a Google, removemos 6 resultados dessa página. Se você desejar, leia mais sobre a solicitação em LumenDatabase.org"

Mudança de política?

No momento, é difícil afirmar como a empresa irá se posicionar no restante do mundo, caso receba pedidos de bloqueio de domínios de governos de outros países. Sites de torrent podem ser acessados com facilidade no Brasil, mas nada impede que em um futuro próximo, domínios populares como pirate bay e utorrent também não sejam removidos por completo do buscador. 

A briga entre sites de conteúdo pirata e detentores de direitos autorais não é nenhuma novidade, inclusive o popular Pirate Bay ficou alguns meses fora do ar no Brasil durante o ano de 2021. Resta saber se a Google irá começar a atender de prontidão os pedidos de bloqueios de domínios enviados à empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Torrent Freak, Torrent Freak
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.