Conheça o carro elétrico da NASA usado para transportar astronautas
Créditos: Divulgação/NASA

Conheça o carro elétrico da NASA usado para transportar astronautas

Programa Artemis, um dos mais esperados da exploração espacial, marcará retorno da humanidade ao satélite

A NASA está próxima de lançar a Artemis, primeira missão tripulada à Lua após 50 anos e, com isso, revelou alguns detalhes de sua logística. Os astronautas serão transportados até a base de lançamento em um veículo elétrico futurista, desenvolvido pela startup norte-americana Canoo.

As máquinas terão 0% de emissão de carbono e formato de casulo. Os primeiros testes devem ocorrer em junho de 2023, data quando as três unidades fabricadas estarão prontas - elas ainda não têm um nome oficial.

A missão Artemis é uma das mais esperadas dos últimos tempos na exploração espacial, pois além de marcar a volta da humanidade à Lua, contará com a primeira mulher e também a primeira pessoa negra a pisarem em nosso satélite natural.

O voo oficial tem previsão para 2024. Até lá, devem ser realizadas missões exploratórias - sem tripulação - que funcionarão como fase de testes, uma delas pode ocorrer ainda em 2022.

No dia do lançamento, os astronautas serão transportados em um trajeto de 12 km do Centro de Operações Neil Armstrong até a plataforma de lançamento 3B com os carros elétricos. De acordo com a Nasa, os veículos substituirão a frota Astrovan, desenvolvida em 1983.

Apesar dessa 'troca oficial' vir com as máquinas citadas, as últimas missões realizadas por outras iniciativas já tinham translado diferente. As atividades da SpaceX, de Elon Musk, utilizaram modelos da Tesla - também do bilionário sul-africano - para transportar a tripulação.

Internautas poderão 'participar' da Artemis

Os integrantes da Artemis não serão apenas os astronautas, com os aficionados pela exploração espacial também podendo 'participar', mesmo que de longe. A Nasa revelou no começo de março que a cápsula Orion, que circundará a Lua entre maio e junho deste ano em uma das primeiras etapas da missão, conterá os nomes de quem se inscrever em um formulário online.

Não é preciso cumprir nenhum pré-requisito, muito menos ser um físico ou cientista profissional, basta apenas acessar este link, preencher seu nome e sobrenome e criar um PIN para futuros logins.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Olhar Digital, UOL
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.