Apps sem atualização serão removidos da App Store
Créditos: pixabay.com / Publicado por "390097"

Apps sem atualização serão removidos da App Store

Muitos desenvolvedores estão demonstrando insatisfação por meio do Twitter

Seguindo uma estratégia similar ao seu grande concorrente, o Google, com o ecossistema Android, a Apple reforçou uma medida que estimulará os desenvolvedores de aplicativos a atualizarem os seus softwares já disponibilizados na App Store. Nos últimos dias, alguns profissionais confirmaram que estão recebendo a seguinte mensagem por e-mail:

Você pode manter este aplicativo disponível para novos usuários descobrirem e baixarem na App Store enviando uma atualização para revisão em 30 dias. Se nenhuma atualização for enviada em 30 dias, o aplicativo será removido da venda.

 

A iniciativa faz parte do chamado “aviso de melhoria de aplicativos”. Quem já possuir os programas instalados no seu dispositivo não será obrigado a desinstalar; contudo, serão removidos da loja para novos downloads e/ou aquisições. Kosta Eleftheriou, desenvolvedor do teclado FlickType Apple Watch, para deficientes visuais, informou que, como a sua criação está sem atualização há dois anos, não será mais encontrada no ecossistema da maçã. O profissional faz parte dos indivíduos que estão demonstrando insatisfação por meio do Twitter.

A atitude da Apple é rígida, e está eliminando soluções que funcionam perfeitamente — enquanto não existem outras alternativas para suprir o segmento de mercado que precisa desses serviços. De acordo com a empresa, em sua página oficial de melhorias:

“Estamos implementando um processo contínuo de avaliação de aplicativos, removendo aplicativos que não funcionam mais como pretendido, não seguem as diretrizes de revisão atuais ou estão desatualizados.”

Ainda não responderam às tentativas de contato da mídia internacional, sobre esta decisão polêmica. As pessoas contrárias às implementações afirmaram que “os softwares devem permanecer disponíveis por tempo indeterminado, estejam eles atualizados ou não”. A nova diretriz é considerada como um desrespeito aos criadores independentes. Anteriormente, no início de abril, uma decisão similar está sendo adotada pela Google, conforme já mencionado.

(Créditos: apple.com)

Continua após a publicidade

Porém, diferentemente do que está acontecendo na App Store, os desenvolvedores, na Google Play Store, terão até o dia 1.º de novembro para implementarem um nível de API de, pelo menos, dois anos anteriores ao último lançamento do sistema operacional. Quem não se adequar ao novo direcionamento terá a visibilidade dos seus produtos limitada na loja.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: twitter.com, phonearena.com, apple.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.