Honda projeta três plataformas de carros elétricos até 2030, uma delas com a General Motors
Créditos: Reprodução/Honda/General Motors

Honda projeta três plataformas de carros elétricos até 2030, uma delas com a General Motors

Fabricantes anunciaram no começo de abril parceria para produção de veículos do tipo, que já começou a ganhar vida

'Mergulhando' de cabeça no mercado de carros elétricos, a Honda planeja lançar três novas plataformas de veículos da área até 2030, e segundo informações internas, uma delas será desenvolvida em conjunto com a General Motors, responsável pelas consagradas Chevrolet, Cadillac, Buick, dentre outras marcas.

De acordo com Shinji Aoyama, chefe global de eletrificação da fabricante japonesa, eles irão apresentar um mini veículo comercial elétrico no Japão em 2024, seguido de outro lançamento na América do Norte em 2026. As informações foram apuradas pela Reuters. Após isso, virá o trabalho com a GM, a partir de 2027.

A parceria entre Honda e General Motors não é total novidade, pois as duas já haviam revelado no começo de abril a ideia de fabricar "veículos elétricos acessíveis" em conjunto para o mercado mundial, sem detalhar muitos aspectos.

"Se eles serão baseados no design da Honda ou na plataforma da GM ainda não foi decidido", comentou Aoyama à agência de notícias britânica. "Não decidimos quais fábricas [ou] o que será produzido, mas vamos compartilhar o processo de fabricação para permitir que os carros sejam construídos em qualquer fábrica, seja da Honda ou GM."

A intenção da empresa criadora de modelos conhecidos mundialmente como Civic e Accord é de produzir pelo menos dois milhões de carros elétricos até 2030, e nesses estariam inclusos os veículos de tamanho médio que estão sendo trabalhados com a GM.

De acordo com Aoyama, a bateria utilizada pela Honda para as máquinas será a Ultium, da General Motors, ditas de “geração ainda mais avançada” pelas fabricantes, mas suas especificações não foram finalizadas.

Em relação a mercados regionais, o executivo disse que a marca visa produções norte-americanas e chinesas que fiquem entre 750 a 800 mil veículos elétricos em 2030 e de 400 a 500 mil no Japão e demais mercados ao redor do globo.

A fabricação de carros Honda no Brasil é feita no complexo de Itirapina (SP), enquanto a General Motors produz em volume maior em território nacional, na Argentina, Colômbia e Equador. Ainda não foi definido qual será o polo para a parceria, mas sites especializados, como o Motor1, especulam que poderia ser na antiga fábrica dos japoneses em Sumaré (SP) ou na de Rosário (Argentina) da GM.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, Motor1
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.