Chuva de meteoros poderá ser vista em todo Brasil na madrugada de sexta para sábado - como assistir
Créditos: Via Olhar Digital

Chuva de meteoros poderá ser vista em todo Brasil na madrugada de sexta para sábado - como assistir

O fenômeno Líridas ocorre todo ano no mês de abril, e hoje será seu auge de 2022

Para os amantes de fenômenos astronômicos, hoje é uma data bastante interessante para olhar o céu noturno. Na noite de 22 para 23 de abril, a Terra estará na melhor posição para observar a chuva de meteoros chamada Lyrids ou Lírida. De acordo com o Observatório Nacional, será possível ver até 18 meteoros por hora em condições ideias.

07/01/2022 às 14:14
Notícia

Eventos astronômicos de 2022: marque na agenda os principais ...

Rio Grande do Sul e parte do sul da América Latina verão eclipse parcial do sol

A chuva de meteoros Lírida é um fenômeno que ocorre todos os anos no mês de abril. O motivo é porque o planeta Terra passa pelo  rastro empoeirado do Cometa Tatcher, que nos visita a cada 415 anos e deixa pequenos corpos celestes que acabam entrando em alta velocidade na atmosfera terrestre, queimando e causando um efeito luminoso. Uma chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno. 

Essa passagem já está em andamento desde o dia 15 de abril e se manterá até o dia 29. Mas esta noite, como já foi mencionado, é o melhor momento para a visualização. 

Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas de meteoros, esse fenômeno permite "estimar a quantidade e período de maior penetração de detritos e restos vindo dos fluxos de meteoroides que nosso planeta periodicamente atravessa", além de auxiliarem os estudos sobre o nosso Sistema Solar.

Como assistir a chuva de meteoros Líridas

A chuva de meteoros poderá ser vista em todo o Brasil, com as regiões Norte e Nordeste sendo privilegiadas. O melhor horário para abrir as janelas é a partir da 01:00h da manhã, no horário de Brasília. No entanto, é importante mencionar que a luz da Lua, que está em seus 67%, pode atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes.

06/04/2021 às 18:45
Notícia

Super lua, chuva de meteoros, lançamentos de foguetes e outro...

Saturno, Júpiter e Marte estarão visíveis neste mês

Para ver a chuva de meteoros da melhor forma possível, é preciso estar em um local de baixa poluição luminosa, ou seja, sem muitos outdoors, postes de luz, etc., torcer por um céu sem muitas nuvens e olhar para a direção norte. Depois disso, é só ter paciência.

Continua após a publicidade

Para achar o norte, por sua vez, "direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte." 

Também é interessante mencionar que alguns canais independentes no Youtube estão fazendo transmissões ao vivo da chuva de meteoros. Então, caso você não consiga assisti-la do lugar em que estiver, existem outras opções para, quem sabe, ver os corpos celestes. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Observatório Nacional
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.