Putin que pariu: OneWeb arranja novos foguetes para seus satélites
Créditos: Divulgação/OneWeb

Putin que pariu: OneWeb arranja novos foguetes para seus satélites

Empresa de internet por satélite está encerrando contratos com a Rússia após sanções

OneWeb, empresa de serviço de internet via satélite, anunciou uma parceria com a New Space India para utilizar os foguetes da empresa nas missões de lançamento do satélite. O novo contrato da empresa é mais um que surgiu para compensar o fim da colaboração com a Roscosmos, agência espacial da Rússia, após as sanções da Guerra de Putin. Anteriormente, a OneWeb anunciou que também utilizará os foguetes da SpaceX, sua concorrente, para enviar seus satélites ao espaço. 

21/03/2022 às 15:40
Notícia

OneWeb anuncia parceria com a SpaceX para lançar seus satélit...

Empresa britânica vai com a concorrência após problemas com agência espacial russa

Satélites britânicos lançados diretamente da Índia

Com o anúncio da parceria, a OneWeb, sediada na Inglaterra, utilizará o Centro Espacial de Satish Dhawan, localizada na cidade ilhéu de Sriharikota, no sudeste da Índia. A empresa britânica e a New Space India, que é uma divisão da agência espacial indiana para contratos comerciais, não revelarão quantos lançamentos serão realizados na parceria. O foguete usado será o Geosynchronous Satellite Launch Vehicle, equipamento a maior capacidade de carga da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (agência espacial da Índia).

Anteriormente, a OneWeb lançou 450 satélites utilizando os foguetes Soyuz fabricados pela Rússia. Entretanto, a Roscosmos exigiu que a empresa cortasse todas as relações com o governo britânico para manter o contrato entre as duas partes, além de pedir uma garantia que os satélites não seria usados com objetivos militares. A medida da Roscosmos se deu como "vingança" pelas sanções impostas ao país por causa da Guerra na Ucrânia. 

OneWeb também foi atrás de sua concorrente

Em março, a OneWeb anunciou uma parceria com a SpaceX, concorrente no ramo de internet via satélite, para utilizar os foguetes da empresa. O contrato com a concorrente foi assinado pouco tempo depois da empresa britânica anunciar a suspensão de todos os lançamentos com a Roscosmos. Ainda não foi anunciado quando a OneWeb realizará os seu próximos lançamentos sem foguetes Soyuz. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Space
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.