Reino Unido permitirá motoristas assistirem a TV com carros autônomos em movimento
Créditos: Reprodução/Tesla

Reino Unido permitirá motoristas assistirem a TV com carros autônomos em movimento

O uso de smartphones e outros dispositivos móveis continuará proibido

O Departamento de Transportes do Reino Unido anunciou algumas regras que permitirão motoristas assistirem a TV com carros autônomos em movimento. 

08/04/2022 às 16:00
Notícia

Elon Musk retoma projeto de robô-taxis em inauguração de nova...

Tecnologia permite com que carros autônomos levem passageiros sem necessidade de motorista e poderia ...

Ao mesmo tempo que o governo aprova a regra, é importante destacar que o Reino Unido não possui nenhum carro autônomo permitido, porém a chegada desses veículos estão projetadas para este ano.

Na nova regra, o órgão responsável ressalta que os motoristas devem estar prontos para retomar o controle dos veículos quando solicitados. De acordo com as informações da BBC News, as mudanças na regras do Código da Estrada será introduzido na época do verão no país.

O documento reforça que os veículos autônomos são capazes de comandar com segurança quando a função de condução está corretamente ligada. 

"A capacidade de um veículo autônomo de dirigir sozinho pode ser limitada a certas situações ou partes de uma viagem. Coisas como o tipo de estrada, hora do dia, clima, localização e velocidade podem afetar isso. Você deve seguir as instruções do fabricante sobre quando e como usar a função de direção autônoma com segurança.", cita o Departamento de Transportes.

Restrições

Além do condutor ter que retomar a direção caso seja necessário, a regra terá outras restrições. Quem estiver no volante só poderá assistir o conteúdo do aparelho de infoentretenimento integrado ao veículo, ou seja, o uso de celulares e outros dispositivos móveis continuará sendo ilegal.

A nova regra só valerá para os carros registrados como autônomos sob a lei britânica. Vale destacar que atualmente, a página que lista esses veículos está vazia. E é claro que o motorista deve estar apto para dirigir, ou seja, não estar alcoolizado e não estar sob o efeito de drogas.

Todas as regras divulgadas se referem aos carros de condução autônoma. Dessa forma, a nova liberação não valerá para carros com "recursos de direção assistida", que são aqueles que contam com mecanismos que auxiliam o motorista, como assistência na faixa de rodagem. Nesses casos, os motoristas são responsáveis gerais pelo veículo e as infrações ainda valerão para este tipo de veículo.

"Enquanto um veículo autônomo está dirigindo em uma situação válida, você não é responsável por como ele dirige. Você pode desviar sua atenção da estrada e também pode visualizar o conteúdo através do aparelho de infoentretenimento integrado ao veículo, se disponível.", ressaltou o Departamento de Transportes do Reino Unido.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge, BBC Fonte: Departamento de Transportes (UK)
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.