Google bloqueará apps de gravação de ligações a partir de 11 de maio
Créditos: Reprodução/XDA Developers.

Google bloqueará apps de gravação de ligações a partir de 11 de maio

Não há confirmação se empresa irá remover apps da Play Store, mas funcionalidade de gravador pré-instalado não deve ser perdida

Novas alterações nas políticas da Google serão implementadas a partir do dia 11 de maio para alterar o funcionamento de aplicativos de terceiros para gravações de chamadas. De acordo com a página do suporte da Google novas restrições serão implementadas no API de acessibilidade para desenvolvedores.

21/04/2022 às 20:00
Notícia

Ações da Netflix caem quase 40% após anúncios de assinatura m...

Um único investidor vendeu mais de três milhões de ações, poucos meses após adquirir por conta do des...

Segundo a página internacional 9to5Google, as alterações listadas irão impedir que aplicativos registrados na Play Store acessem o serviço de acessibilidade a partir do dia 11 de maio, impedindo a gravação de chamadas de áudio por parte de aplicativos de terceiros. As funcionalidades dos apps de chamada padrão, instalados no smartphone, não serão alteradas

A API de acessibilidade não foi projetada e não pode ser solicitada para gravação de áudio de chamadas remotas

 

Veja Mais: Google lança update urgente para correção de falha de segurança

Veja Mais: Google acerta e usará SoC topo de linha em Pixel intermediário

Para evitar qualquer tipo de confusão, a Google já explicou em conferência o significado de 'chamadas remotas'. Ao ser questionado sobre o significado da palavra remoto nas políticas de acessibilidade, o líder de operações de conteúdo da Google, Moun Choi, explicou que o termo se refere diretamente a chamadas de áudio gravadas sem que a pessoa do outro lado da linha saiba, ou seja, gravações silenciosas.

Alteração será aplicada em apps de terceiros

É importante ressaltar que a remoção do acesso ao API de acessibilidade se aplica a todos os aplicativos de terceiros, porém como também informou Moun Choi: o app de chamadas padrão não necessita de acesso ao API, por isso não irá violar as novas políticas da Google. 

Continua após a publicidade

O que isso quer dizer? Se o seu aplicativo de chamadas padrão do celular conseguir gravar chamadas de áudio, a funcionalidade não será perdida. As alterações de políticas serão implementadas apenas à aplicativos de terceiros. Observando a página de suporte, no momento a Google não deixa claro se irá remover da Play Store, os demais aplicativos de gravações de chamadas a partir do dia 11 de maio.

Segundo o site 9to5Google, a alteração pode ser uma tentativa da empresa não se envolver em complicações judiciais, pois cada estado dos Estados Unidos apresenta uma legislação divergente no que se refere a gravações de chamadas de áudio, sem o consentimento da pessoa do outro lado da linha.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9to5Google, Google
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.