Youtuber perde licença de piloto após mostrar queda em vídeo
Créditos: Reprodução/YouTube

Youtuber perde licença de piloto após mostrar queda em vídeo

Queda foi proposital para gerar visualizações em seu canal

FAA (Federal Aviation Administration), órgão americano de aviação, equivalente a nossa Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) julgou que o YouTuber Trevor Jacob derrubou propositalmente a sua aeronave para publicar o vídeo da queda em seu canal. Com isso, a FAA exige que o agora ex-piloto casual entregue a sua licença. No vídeo publicado em dezembro, Jacob, usando paraquedas desde o início da decolagem, "aparenta" perder o motor do seu avião e salta para "se salvar". 

20/04/2022 às 16:45
Notícia

Instagram mostrará "profissão" de usuários marcado ...

Nova atualização também permite que todos marquem produtos em fotos

Queda de avião mais falsa que a falha do motor

Permita-me iniciar com uma referencia a "Sons of Anarchy". No episódio final da série, Jax Teller diz que no fim do dia "os caras mals perdem". Podemos dizer que Jacob e sua imprudência perderam no fim do dia. Segundo a FAA, o YouTuber "demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade ao escolher saltar da aeronave", adicionando que ele operou o voo com o único objetivo de causar a queda. 

Logo que o vídeo foi publicado, diversos especialistas em aviação contestaram a veracidade do vídeo (que após ser publicado teve trechos cortados). Se você assim como eu é maluco por aviação e não é mais convidado para eventos sociais devido ao seu vício é um AvGeek, deve ter assistido YouTubers do segmento de aviação analisando o vídeo (alô, Lito). E se tem um pouco de conhecimento, pode ter notado diversos pontos que a FAA também notou para cassar a licença de piloto de Trevor Jacob

Começando pelo básico, por pontos que quem não é fanático por avião consegue entender: quem salta de um avião "desgovernado" já usando um selfie stick preparado para filmar? E como que a porta está aberta antes mesmo do motor falhar?

Na parte técnica, mesmo com o vídeo cortado, é notável que Jacob não toma as medidas necessárias em uma falha de motor. No vídeo, o YouTuber apenas mexe o para frente e para trás, ficando claro que ele não tenta religar o motor. 

Outro trecho do vídeo mostra que Jacob poderia pousar na região, mesmo aparentando ser uma área montanhosa. É possível notar um vale com bastante espaço para que o YouTuber pousasse com tranquilidade o lento monomotor. O ex-piloto diz que sempre voava com paraquedas, algo que a revista Flying notou ser falso ao analisar outros vídeos.

Apesar da queda proposital ter acontecido em uma área remota, Jacob poderia ter causado um incêndio na área caso o impacto do avião causasse um incêndio. O YouTuber também fez algo muito estranho: ao invés de pedir ajuda ao pousar com o paraquedas, foi encontrar a aeronave. Mais do que ir atrás das câmeras no avião, ele pode ter feito isso para alterar o local do "acidente" e prejudicar uma incriminação.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.