Rover da NASA filma eclipse solar em Marte; confira registro
Créditos: Reprodução/NASA Jet Propulsion Laboratory

Rover da NASA filma eclipse solar em Marte; confira registro

Missão Perseverance, que estuda o planeta vermelho, gravou imagens do fenômeno em alta resolução

Seguindo com as imagens fantásticas que registra em Marte desde seu pouso, o Rover Perseverance, da NASA, gravou um elipse solar no planeta vermelho. No registro, é possível ver o satélite natural Fobos, o maior do nosso vizinho, passando em frente ao sol por cerca de 40 segundos.

O vídeo foi divulgado pela agência americana na última quarta-feira (21), mas foi feito no começo do mês, em 2 de abril - quando completou 397 dias de missão. O grande diferencial do 'flagra' do Perseverance em relação a outros é sua alta definição e a presença de cores.

Os eclipses solares são raros na Terra, mas acontecem com muito mais frequência em Marte por conta de sua baixa inclinação de órbita e proximidade do planeta aos seus satélites. Além de Fobos, Deimos é a outra 'lua' do astro.

Apesar de ocorrerem com mais frequência, eventos do tipo são mais rápidos por lá e duram em média apenas alguns segundos, pois as velocidades orbitais de Fobos e Deimos são altas - em comparação à Lua, nosso satélite natural, são bem maiores.

Os registros do Perseverance não são apenas bonitos mas também importantes na própria análise de Marte. De acordo com os estudos atuais, o planeta vermelho passará por alguns maus bocados nos próximos milhões de anos, pois Fobos colidirá com sua superfície - e já está a caminho disso.

Perserverance não é o primeiro a registrar fenômeno, mas é o 'mais eficiente'

Outras missões, como dos rovers Spirit e Opportunity, já haviam fotografado eclipses solares marciano. O grande diferencial das imagens de hoje em dia é sua qualidade e a presença de cores. Além disso, foi possível enxergar a passagem do satélite em frente ao sol em mais quadros por segundo.

“Eu sabia que seria bom, mas não esperava que fosse tão incrível”, comentou Rachel Howson, da Malin Space Science Systems, conforme relatado pelo site Olhar Digital. “Parece um aniversário ou feriado quando elas [imagens] chegam. Você sabe o que está por vir, mas ainda há um elemento de surpresa quando você vê o produto final.”

Fonte: Olhar Digital