NVIDIA: GPUs com IA podem criar nossos novos GPUs
Créditos: Reprodução/NVIDIA

NVIDIA: GPUs com IA podem criar nossos novos GPUs

IAs desenvolvem chips com designs extremamente mais eficiente

Muito provavelmente o smartphone ou monitor pelo qual você está visualizando essa página na internet foi montado na China. Antes disso, uma equipe de engenheiros utilizou anos de pesquisa e desenvolvimento (P & D) para aprimorar o produto, melhorar pontos como resfriamento, durabilidade e desenvolver novas tecnologias. Mas em alguns anos é bem mais provável que os chips (seja processador ou GPU) equipando seu smartphonecomputador ou SmarTV seja criado por inteligência artificial (IA)

13/04/2022 às 12:30
Notícia

NVIDIA transforma fotos 2D em cenas 3D instantaneamente

Tecnologia foi apresentada pela empresa durante o NVIDIA GTC 2022

NVIDIA usando IA para desenvolver seus chips

Billy Dally, cientista-chefe e vice-presidente sênior de pesquisa da NVIDIA, divulgou em uma conferência que a empresa está usando IAs para aprimorar e acelerar o design de suas GPUs. O próprio lado verde da força (um dos apelidos usado pela comunidade de hardware para se referir a NVIDIA) é uma referência no tópico de inteligência artificial e high performance computing. A empresa está usando a sua própria tecnologia de IA e suas placas de alta performance para entregar GPUs mais eficientes.

De acordo com Dally, a IA é capaz de realizar 92% do design do chip, criando as melhoras rotas de comunicação, evitando congestionamentos de dados e indicando as melhores posições para os componentes da GPU. A IA cria o design em dias, enquanto o trabalho realizado somente por humanos demora, em média, um ano. Dally destaca que o uso de machine learning no desenvolvimento do chip não afeta os empregos dos funcionários, permitindo que eles se dediquem para os 8% do desenvolvimento que a IA não pode fazer. Esses 8% demanda bem menos tempo de pesquisa, o que faz com que os engenheiros também acelerem outros trabalhos de pesquisa.

design dos chips feitos pelas IAs também é 12% menor que os que são feitos por humanos. Então espere três coisas para o futuro: sua GPU terá o layout criado por inteligência artificial, um desempenho cada vez melhor e um tamanho reduzido. 

Google também usa machine learning para seus TPU


Na esquerda, planta feita por engenheiro Na direita, feita pela IA. Fonte: Reprodução Nature - Mirhoseini A,. et al

De acordo com a Google, em estudo publicado na Nature em 2021, o desenvolvimento de chip pela inteligência artificial é compatível ou superior aqueles produzido por pessoas. O fato de realizar o trabalho de meses em poucas horas acelerará a evolução dos chips TPUs (tensor processor units) da empresa, além de poder ser utilizado na produção de outros chips da Google. A Nature destaca que a metodologia poderá contrabalancear o futuro fim da Lei de Moore. A Lei diz que os números de transistores em um chip dobra a cada dois. Por mais que a machine learning do Google não resolva as limitações físicas de incluir mais transistores, a IA trará novos meios de aumentar a performance de chips.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin Fonte: HPC Wire
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.