Próxima estação: Urano! Planeta pode abrigar segredos ocultos do universo e será prioridade na exploração espacial
Créditos: Reprodução/Star Walk

Próxima estação: Urano! Planeta pode abrigar segredos ocultos do universo e será prioridade na exploração espacial

Penúltimo astro mais distante do sistema solar é chamado de "gigante de gelo", categoria dominante no cosmos

Não é novidade que o planeta que mais nos forneceu informações desde o início da exploração espacial foi Marte, por sua proximidade e possibilidade de visitas 'frequentes'. No entanto, as prioridades podem mudar na próxima década: um relatório compilado de cientistas dos Estados Unidos revelou que Urano será o principal 'alvo' pelos segredos que pode 'guardar'.

Os pesquisadores pediram à NASA a elaboração de uma missão que enviaria uma espaçonave em órbita ao redor do planeta gelado, junto a uma sonda que mergulharia em sua atmosfera - o conceito é chamado de Uranus Orbiter and Probe (Orbitador e Sonda de Urano) e poderia ser lançado a partir de 2030.

Até hoje, apenas a Voyager 2, sonda da agência espacial americana que ruma ao espaço profundo, passou por Urano, ficando à cerca de 81,5 mil quilômetros das nuvens do planeta. Alguns dos segredos desvendados pela missão foram novas luas e anéis.

Apesar disso, ainda não é o suficiente para muitos cientistas, que se intrigam com a formação do penúltimo astro do sistema solar, que é gasoso, mas contém gelo em sua atmosfera. Orbitadores e sondas forneceriam mais detalhes e incrementariam o estudo.

"Nossa compreensão da estrutura interior do planeta é tão pobre que realmente temos muito pouca ideia”, disse Jonathan Fortney, professor da UC Santa Cruz, ao site The Verge. “E há uma longa suposição de que são principalmente esses gelos, mas literalmente uma suposição. Nós realmente não sabemos."

Urano e Netuno são os únicos planetas do sistema solar que nunca foram orbitados por nós - detalhe: cientistas acreditam que os gigantes de gelo, como eles, são dominantes no universo. Explorá-los poderia revelar muitos segredos ocultos no cosmos.

"Planetas semelhantes a gigantes de gelo são alguns dos mais comuns por aí”, comentou Bethany Ehlmann, professora da Caltech, também ao The Verge. “Temos dois em nossa vizinhança cósmica em nosso Sistema Solar, e é hora de verificá-los."

Outras prioridades da exploração espacial envolvem aprofundar os estudos sobre Marte, enviar uma espaçonave para a lua Europa, de Júpiter - um dos objetos com maior potencial de abrigar vida por seu 'oceano' submerso - e explorar Enceladus, satélite natural de Saturno com características semelhantes à Europa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.