Windows 11: como mudar as configurações de privacidade da câmera
Créditos: Pixabay/AmrThele

Windows 11: como mudar as configurações de privacidade da câmera

Aprenda a ativar ou desativar a sua webcam e configure o acesso de cada app às imagens capturadas por ela

15/04/2022 às 22:27
Notícia

Netflix: como alterar a senha da sua conta

Usuários só conseguem fazer a mudança utilizando um navegador Web

A preocupação com a privacidade é um dos tópicos mais comentados da atualidade, principalmente quando falamos de equipamentos eletrônicos como notebooks e smartphones.

Não é à toa que muitos fabricantes de laptops vêm adicionando tampas físicas que permitem ao usuário bloquear completamente o acesso da webcam integrada ao ambiente à sua volta. 

Caso o seu equipamento não possua esse recurso, no tutorial de hoje vamos mostrar como utilizar as configurações do Windows 11 para ativar ou desativar a câmera do PC e também como controlar todas as opções de privacidade do dispositivo. 

Desta forma você poderá escolher quando a sua câmera estará ativa e exatamente quais aplicativos instalados no notebook ou PC podem ter acesso a ela, para garantir ainda mais privacidade ao seu dia a dia. Confira o passo a passo a seguir. 

Configurações de privacidade de câmera no Windows 11

Desenvolvido pela Microsoft, o sistema operacional Windows 11 traz uma série de opções nativas que permitem configurar o seu nível de privacidade em relação ao uso da câmera, seja ela integrada ao PC (como uma Webcam) ou conectada via USB. Para acessar a tela de Configurações de privacidade relacionadas à câmera, siga os passos listados abaixo:

  • Passo 01: Abra as Configurações do Windows 11. Você pode pressionar a combinação de teclas Win + I ou abrir o Menu Iniciar e digitar “Configurações
  • Passo 02: Na janela que se abre, selecione a opções “Privacidade e Segurança”, localizada no menu esquerdo. 
  • Passo 03: Role a tela para baixo até localizar a opção “Câmera”.

Windows 11 e opções de câmera

Nesta tela de configurações você encontrará uma série de ajustes que podem ser ativados ou desativados, começando pela chave de liga/desliga do acesso à câmera. Ela é uma configuração global que define se os apps instalados no computador poderão ou não acessar as imagens fornecidas pela câmera. 

No próximo campo é possível escolher exatamente quais apps instalados podem ou não ter acesso às imagens da câmera. Essa configuração granular é importante caso você queira barrar um aplicativo específico ou esteja desconfiado da atividade de algum deles. 

Continua após a publicidade

Chaves de configuração de privacidade de câmera

Como ativar ou desativar a câmera no Windows 11

Se o que você procura é um modo de desativar por completo a câmera do seu notebook ou PC, há outra opção mais indicada no Windows 11. Para acessá-la, abra novamente as configurações do sistema operacional com as teclas Win + I. 

Após, na janela que se abre, selecione a opção “Bluetooth e dispositivos” a partir do menu lateral esquerdo:

Desativar a câmera no Windows 11

Por fim, selecione a opção “Câmera”. Na nova tela você encontrará uma lista com todas as câmeras conectadas ao computador. Selecione aquela que deseja configurar. Na nova tela que se abre há uma série ajustes, tais como Brilho e Contraste, além de um atalho para os ajustes de privacidade e uma opção para corrigir qualquer problema com o dispositivo. Mas a opção que você procura está logo no topo. Para desabilitar a câmera, clique sobre “Desativar”. 

E como reativar a minha câmera no Windows 11?

Caso mude de ideia mais tarde e queira ligar a sua câmera novamente no Windows 11, basta repetir os passos listados até aqui. Na hora de escolher a webcam, você verá uma seção de itens desativados. Basta clicar em “Ativar” para tudo voltar a funcionar normalmente. 

Pronto. Viu como é fácil ativar ou desativar a sua câmera no Windows 11?

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.