Google Slides: como adicionar áudio, vídeo e GIFs às apresentações
Créditos: Reprodução/Google

Google Slides: como adicionar áudio, vídeo e GIFs às apresentações

Veja passo a passo como inserir multimídia na apresentação do Google Docs e dispense o PowerPoint

19/04/2022 às 09:00
Notícia

Discord: como mudar nome de usuário e apelido

Veja como fazer as alterações através do smartphone ou do computador

O sucesso de uma apresentação de slides, seja ela realizada ao vivo ou online, depende de uma série de fatores, que vão desde o design gráfico até a quantidade de informações colocadas em cada uma das páginas. 

Uma boa dica para os apresentadores é recorrer a recursos de multimídia como forma de reter a atenção do seu público. Por isso, hoje vamos ensinar a você como adicionar áudio, vídeo e até mesmo GIFs animados diretamente às suas apresentações do Google Slides. 

O Google Slides (Apresentações) faz parte do conjunto de Apps Google Docs e é uma alternativa completamente gratuita ao tradicional PowerPoint, da Microsoft. Ele pode ser acessado diretamente do seu navegador e permite criar apresentações de slides completas, que podem ser compartilhadas online ou offline. 

Veja a seguir como trabalhar com multimídia nas suas apresentações do Google Slides

Como adicionar áudio ao Google Slides

Para adicionar áudio às suas apresentações do Google Slides, o primeiro passo é exibir a barra de ferramentas. Caso ela esteja oculta, pressione a tecla “Esc” no seu teclado. A seguir, utilize os passos listados abaixo:

  • Passo 01: Selecione a opção “Inserir” no menu
  • Passo 02: Clique sobre a opção “áudio

Como inserir áudio no Google Slides

Agora basta escolher um arquivo de áudio diretamente do seu Google Drive. Infelizmente, o Google Slides somente permite inserir arquivos de áudio em formatos WAV ou MP3 via Google Drive. Portanto, lembre-se de realizar o upload do arquivo desejado para uma pasta do Google Drive de sua preferência. 

Continua após a publicidade

Você pode acessar o Google Drive clicando neste link. Uma vez que o upload tenha sido realizado e o áudio inserido na apresentação, ele será mostrado no canto esquerdo inferior da página, com um ícone de um alto-falante. Veja abaixo:

Como inserir áudio no Google Slides

Até o momento, a inserção de áudio em apresentações do Google Slides só pode ser feita pelo PC. O recurso ainda não está disponível na versão para smartphones. 

Como adicionar vídeos na apresentação do Google Slides

Para adicionar arquivos de vídeo à sua apresentação do Google Slides, você pode utilizar tanto o YouTube quanto realizar o upload de um arquivo via Google Drive (assim como fizemos na hora de inserir um áudio). 

  • Para inserir um vídeo no Google Slides escolha a opção Inserir > Vídeo:

Como inserir vídeos no Google Slides

Na janela que se abre, você pode utilizar a primeira opção para fazer uma busca pelo conteúdo desejado diretamente do YouTube. Na segunda aba também é possível colar o endereço do vídeo desejado, caso esteja com ele aberto em outra aba do seu navegador. 

Por fim, a última aba permite realizar o upload de um arquivo de vídeo diretamente para o Google Drive. Nesse caso, a Google avisa que nem todos os formatos de arquivo e codificações podem ser compatíveis com diferentes plataformas. Contudo, os formatos abaixo são listados como compatíveis com o Google Slides:

  • WebM files (Vp8 video codec; Vorbis Audio codec)
  • MPEG4, 3GPP e MOV (Codecs de vídeo h264 e MPEG4; codec de áudio)
  • AVI (Codec de vídeo MJPEG; áudio PCM)
  • MPEGPS (Codec de vídeo MPEG2; áudio MP2)
  • WMV
  • FLV (Codec de vídeo Adobe - FLV1, áudio MP3)
  • MTS
  • OGG

Vídeos no Google Slides via YouTube

Como adicionar GIFs no Google Slides

Quem não gosta de um GIF bem-humorado para descontrair durante a apresentação? Há diversas formas de inserir um GIF animado no Google Slides. A primeira delas é utilizando um link direto do GIF e colando no aplicativo. Assim você não precisa se preocupar em salvar e fazer upload de nada. Veja como funciona:

  • Passo 01: Em um navegador de internet como o Google Chrome, clique com o botão direito do mouse sobre o GIF desejado
  • Passo 02: Escolha a opção “Copiar o endereço da imagem
  • Passo 03: Na aba do Google Slides, clique em Inserir
  • Passo 04: Passe o mouse sobre a opção Imagem e depois escolha “Por URL”
  • Passo 05: Cole o endereço da imagem que você copiou no Passo 01

GIFs no Google Slides

Continua após a publicidade

Após, será mostrada uma prévia. Se tudo estiver correto, selecione a opção Inserir. Pronto! O GIF será inserido na sua apresentação!

Caso prefira, você também pode realizar o upload do GIF diretamente do seu PC, utilizando a opção Inserir > Imagem > Fazer upload do computador. Nesse caso, basta navegar até a pasta onde você salvou o arquivo. 

O procedimento é quase o mesmo se o GIF estiver no seu Google Drive. É só navegar até Inserir > Imagem > Google Drive. Uma vez inserido, o GIF pode ser movimentado livremente pelo slide da apresentação e até mesmo redimensionado!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Android Authority Fonte: Google Slides
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.