Explosão solar causou apagão em emissoras de rádio na Terra no fim de semana de Páscoa
Créditos: Getty Images/Reprodução

Explosão solar causou apagão em emissoras de rádio na Terra no fim de semana de Páscoa

Probabilidades de tempestades solares são altas nos próximos dias

Durante o final de semana de Páscoa, uma explosão solar foi responsável por um 'apagão de rádio' momentâneo no hemisfério norte da Terra. Tal fenômeno indica uma probabilidade elevada de ocorrência de tempestades solares nos próximos dias. A explosão solar libera uma grande quantidade de gás ionizado a altas temperaturas, o que causa tempestades geomagnéticas e afetar meios de comunicação, como o rádio.

13/04/2022 às 17:15
Notícia

NASA divulga imagens de "pedras costas de jacaré" e...

Rover Curiosity precisou desviar de pedras para evitar danos nas rodas

O Centro de Previsão do Tempo Espacial dos Estados Unidos (SWPC) registrou o pico do evento às 0h34 da madrugada de domingo (17). De acordo com o órgão a explosão foi de classe X1 - o tipo de explosão solar mais forte - com duração de cerca de 34 minutos. O SWPC reforça que a atividade solar e novas tempestades solares podem acontecer nos próximos dias. 

Tempestades solares acontecem quando uma grande 'bolha' de gás ionizado superaquecido, chamada de plasma, é lançada para fora da superfície solar. Tal fenômeno é chamado de ejeção de massa coronal.

Veja Mais: Conheça foguete planejado para trazes amostras de Marte à Terra

Veja Mais: Nasa divulga vídeo 4k e 360º de marte registrado pelo Rover Perseverance

Ejeção de massa coronal

Abaixo você acompanha um vídeo publicado através do Twitter do SOHO, projeto da NASA em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) que estuda o Sol do momento da ejeção de massa coronal. De acordo com informações divulgadas pelo projeto a explosão aconteceu no extremo leste do corpo celeste, na região solar de alta atividade chamada de 12994.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Uol
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.