LATAM começa a utilizar óculos de realidade aumentada para manutenção de aviões no Brasil
Créditos: Divulgação/LATAM

LATAM começa a utilizar óculos de realidade aumentada para manutenção de aviões no Brasil

Companhia aérea é a primeira da América Latina a implementar a tecnologia, que se junta a drones e robôs

Como estratégia de desenvolvimento, a LATAM implementou o uso de óculos de realidade aumentada para a manutenção de aeronaves por mecânicos em 20 de suas bases no Brasil. O recurso é operado por conexão 4G, funciona por comando de voz e transmite imagens dos equipamentos em tempo real para os técnicos da empresa no Centro Operacional de Manutenção (MOC), localizado em Congonhas.

A companhia aérea é a primeira da América Latina a utilizar a tecnologia, que promete um processo de tomada de decisão mais rápido e preciso aos mecânicos, o que também elevaria segurança e pontualidade.

Veja também: LATAM começa a oferecer WhatsApp gratuito em 56 aeronaves no Brasil

Além do suporte ao MOC, os óculos também transmitem imagens para o próprio fabricante das aeronaves nas manutenções mais específicas e complexas, o que reduz as chances de impactos operacionais. É possível verificar a necessidade de desativação de uma válvula, realizar leituras térmicas de variações de calor e descobrir pontos de vazamento.

“Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da Companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, comentou Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.

Com o equipamento, os técnicos também são capazes de visualizar todo o manual de manutenção da máquina e não perder a concentração em ambientes barulhentos, pois o acessório conta com cancelamento de ruído ativo.

Companhia investe forte para 'voar' em tecnologia

Os óculos de realidade aumentada não são a única tecnologia inovadora da LATAM na manutenção de aeronaves. A companhia já utiliza robôs na logística interna de materiais aeronáuticos e drones nos processos da família Airbus A320 em São Carlos (SP), na base Maintenance Repair Overhaul (MRO).

Continua após a publicidade

Veja também: LATAM inova ao utilizar drones para inspeção de aeronaves

A unidade recebe novos investimentos da empresa com frequência - incluindo novos equipamentos, expansão de áreas de manobra e melhorias nos hangares - e é referência no setor aéreo brasileiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: LATAM
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.