Pesquisa coloca Claro como melhor operadora de internet móvel do Brasil; confira ranking completo
Créditos: Reprodução/Shutterstock

Pesquisa coloca Claro como melhor operadora de internet móvel do Brasil; confira ranking completo

Levantamento trimestral mede velocidade de provedores e também aponta cidades com melhor conexão

O Índice Global Speedtest concluiu, para o primeiro trimestre de 2022, mais uma pesquisa de velocidade de internet e internet móvel, e a Claro apareceu na frente em quase todos os quesitos. A operadora tem a conexão mais rápida nos mobiles, tecnologia 5G e ficou na vice-liderança do medidor de latência. Também foram determinados rankings de celulares e cidades.

De acordo com os resultados do levantamento, a Claro tem média de 33,53 Mbps de velocidade móvel, seguida dos 20,97 Mbps da Vivo. No 5G, o número chega a 72,35 Mbps. A TIM ficou na ponta dos provedores com menor latência.

Veja também: Anatel autoriza venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo

As posições do ranking seguem as mesmas da última pesquisa da Speedtest, realizada no final de 2021. A mudança mais notável foi o avanço das operadoras na velocidade do 5G, com mais de um Mbps sendo 'ganho' pelo Claro.

A Claro não teve bom desempenho apenas na velocidade bruta, mas também na consistência, com índice de 84,6% mostrando ao menos 5 Mbps de velocidade mínima de download e 1 Mbps de upload.

Apple lidera nos celulares, e Brasília tem a internet mais rápida do Brasil

Além dos provedores, o levantamento também analisou os celulares com maior velocidade de download no Brasil, e os iPhones conquistaram não somente o 'pódio triplo', como também o top 5: iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro MaxiPhone 13 padrão ficaram com as três primeiras posições; iPhone 12 5GiPhone 12 Pro 5G apareceram em seguida.

A Apple liderou entre os fabricantes, com Samsung, Xiaomi e Motorola, nessa ordem, na sequência.

Os resultados para as cidades brasileiras que maior velocidade de internet foram bem 'diversificados', com três regiões diferentes nos três primeiros. Representando o centro-oeste, Brasília (DF) manteve a liderança de 2021 (31,88 Mbps), seguida de Curitiba (PR), do sul (30,01 Mbps), e São Paulo (SP), sudeste (26,83 MBps).

Continua após a publicidade

Veja também: Claro oferece Discovery+ para clientes

Na quarta colocação, apareceu o Rio de Janeiro (RJ), vizinho mais próximo de 'sampa', com 26,37 Mbps. Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Manaus (AM) fecharam o top 10, que teve ao menos um representante de cada região do país.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, Speedtest Global Index
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.