Imortalidade: empresa quer manter mortos "vivos para sempre" no metaverso
Créditos: Somnium Space/Reprodução

Imortalidade: empresa quer manter mortos "vivos para sempre" no metaverso

Tecnologia coleta os dados e cria um avatar idêntico a pessoa

O maior sonho da humanidade é a imortalidade. Desde tempos antigos o ser humano busca uma fonte da juventude, algo que possa nos fazer viver para sempre. Bem, digitalmente, parece que já encontraram uma forma.

A Somnium Space, uma empresa de realidade virtual, está desenvolvendo um sistema chamado “Live Forever” (Viver para Sempre, em tradução livre), que irá coletar dados da pessoa através de um algoritmo, desde expressões a voz, e com essas informações criar um avatar no metaverso para agir como a pessoa.

O objetivo é que as pessoas possam interagir e conversar com entes queridos que já partiram, segundo Artur Sychov, presidente executivo da Somnium Space.

Sychov teve essa ideia há cinco anos, quando seu pai foi diagnosticado com câncer em estágios avançados e iniciou uma batalha contra a doença. Seu pai teria pouco tempo de vida, segundo os médicos. Com isso, se criou a angústia de que seus filhos pequenos não criassem memórias com o avô. Então ele resolveu investir em tecnologias que pudessem resolver esse problema, declarou em entrevista à Vice.

Como faço para viver eternamente?

O processo é feito através de coleta de dados pessoais, expressões faciais e corporais, além de conversas que ficaram registradas na plataforma “Live Forever”.

Com essas informações armazenadas, um sistema de inteligência artificial irá criar um avatar fiel à pessoa no metaverso e conseguirá reproduzir sua voz, aparência e personalidade.

"A quantidade de dados que potencialmente poderíamos registrar sobre você provavelmente é da magnitude de, eu diria, 100 a 300 vezes mais do que quando está em uma conversa no celular", disse Sychov.

A plataforma criada pela Somnium Space possui compatibilidade com os headsets de realidade virtual que você encontra atualmente no mercado. E para aumentar a imersão, a empresa trabalha em parceria com a Teslasuit para a criação de um traje sensível ao toque, que poderá ser usado no corpo inteiro - alô, Jogador Número 1!

Quanto aos dados coletados, a empresa declarou que não visa lucro, logo não compartilharia esses dados com terceiros. Para aqueles que se interessarem pelo serviço, haverá a opção de ativar e desativar seu avatar dentro do metaverso, além de poder excluir todos os dados permanentemente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Vice
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.