C6 Bank aumenta segurança no app com habilitação de reconhecimento facial para transações
Créditos: Reprodução/C6 Bank

C6 Bank aumenta segurança no app com habilitação de reconhecimento facial para transações

Usuários deverão usar a biometria facial e a senha para realizar transações

Ontem (18), a equipe do C6 Bank anunciou que inseriu uma nova camada adicional de proteção para realizações de transações no aplicativo. De acordo com as informações, os clientes do banco digital nacional deverão utilizar a câmera do smartphone para autenticar as transferências através da biometria facial.

13/04/2022 às 15:00
Notícia

Banco Central confirma lançamento do "Real Digital"...

A criptomoeda poderá estar disponível para a população em 2023

Segundo o próprio banco, sendo um procedimento essencial para a abertura de conta, o reconhecimento facial funcionará como permissão para transferências via TED, TEF, Pix e pagamentos de valores. Vale destacar que além da biometria facial, os usuários ainda deverão inserir a senha para realizar as transações.

Dessa forma, ao detectar um rosto diferente do dono da conta conectada, o aplicativo do banco será desativado de maneira permanentemente no dispositivo. O Head de Cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana revelou: "Alguém pode estar com o aparelho roubado e ter obtido a senha do app e a senha transacional, mas não conseguirá fazer movimentações na conta.”

Camada extra de segurança

A nova função tem como objetivo ser uma camada extra de proteção das movimentações da conta. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ipec/C6 Bank em outubro do ano passado, um em cada cinco brasileiros salva suas senhas pessoais em blocos de notas de dispositivos móveis.

Além disso, a pesquisa destaca que muitos clientes escolhem senhas de "fácil acesso" para utilizar o aplicativo do banco. O estudo destacou que entre os usuários, 10% possuem senhas de sequências numéricas como 1234 ou 123456. Enquanto outros 17% já usaram a data do aniversário como senha do app.

O C6 Bank ainda afirma que a biometria facial utilizada no aplicativo possui o recurso liveness (prova de vida), que utiliza uma tecnologia que verifica se a pessoa na frente da câmera está mesmo segurando o celular ou se há uma tentativa de entrada não permitida através da foto do proprietário da conta.

"O C6 Bank foi o primeiro banco do país a adotar a biometria facial para autorizar que o app seja usado em um determinado dispositivo. Por meio de um processo chamado ativação de dispositivo seguro, o banco pede que o cliente digite a senha de acesso de seis dígitos e faça um reconhecimento facial sempre que acessar o app do banco pela primeira vez com um celular novo.", concluiu o comunicado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: C6 Bank
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.