Alinhamento de planetas já é visível no céu noturno; conheça o fenômeno
Créditos: Reprodução/Star Walk

Alinhamento de planetas já é visível no céu noturno; conheça o fenômeno

Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão em aproximação e é possível ver todos ao mesmo tempo

Fãs de eventos raros no nosso céu, fiquem atentos: desde a madrugada do último domingo (17) é possível acompanhar a aproximação dos planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que estão em processo de alinhamento.

Já é possível enxergar os astros ao leste nos finais das madrugadas, em torno das 5h00. Além deles, também será possível observar meteoros da chuva Eta-AquáridasAlpha Centauri e o Triângulo de Verão -  formado pelas estrelas Altair, Vega e Deneb.

Veja também: Netuno está ficando ainda mais frio, e cientistas não sabem explicar o motivo

Os quatro vizinhos mais próximos da Terra no sistema solar estarão nos céus até 25 de abril, e o melhor momento para contemplá-los será no dia 24, pois Júpiter se encontrará mais acima da linha do horizonte e a Lua - em sua forma minguante - os acompanhará no 'show' até se afastar cinco noites depois.

Em relação às estrelas, Vega surgirá no norte por volta do mesmo horário dos planetas, enquanto Alpha Centauri aparecerá no sul.

Vênus, Marte e Saturno já se encontram alinhados, resta apenas a chegada de Júpiter.

Junto aos planetas e astros, ocorrerá a Eta-Aquáridas, chuva de meteoros anual com radiante localizado justamente na constelação de Aquarius. O evento é visível sempre entre os dias 19 de abril e 28 de maio. No entanto, seu pico não será junto ao da aproximação dos planetas e será possível ver apenas algumas estrelas cadentes.

Presenciar o fenômeno não será difícil

A maior dificuldade em relação ao alinhamento será a posição de Júpiter, o maior planeta do sistema solar aparecerá por volta das 4h00 e seguirá abaixo dos 20º na projeção até o nascer do Sol. Com isso, a visão poderá ser atrapalhada pela atmosfera.

Continua após a publicidade

Veja também: Cientistas descobrem exoplaneta que é 9 vezes maior do que Júpiter

Se você está preocupado em ter que usufruir de equipamentos profissionais para enxergar os planetas, pode relaxar: não será necessário nada muito sofisticado. Telescópios e binóculos ampliam a experiência, mas não serão obrigatórios. 

Caso você estude astrofotografia e estude o comportamento dos objetos celestes, será interessante ficar de olho entre os dias 30 de abril e 1º de maio, pois Júpiter e Vênus estarão em conjunção, ou seja, muito próximos um do outro no céu.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CanalTech, Band
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.