Plantas podem ser o futuro da luta contra o câncer, projetam cientistas
Créditos: Divulgação/Kew Royal Botanic Gardens

Plantas podem ser o futuro da luta contra o câncer, projetam cientistas

Elementos naturais já são utilizados para a fabricação de alguns medicamentos e devem ter importância reforçada

Tratar um câncer não costuma ser uma tarefa fácil. Geralmente, a batalha contra a terrível doença envolve terapias complexas, com materiais radioativos, drogas sofisticadas, radioterapia e quimioterapia. No entanto, cientistas acreditam que plantas podem ser essenciais nos futuros tratamentos.

De acordo com pesquisadores do Reino Unido, já há estudos que confirmam propriedades anticancerígenas em elementos do mundo natural e a constante descoberta de novos tumores e tipos de câncer requerem novas estratégias.

“Existem muitos tipos e subtipos de tumores diferentes que estão sendo descobertos o tempo todo", disse Susan Short, professora da Universidade de Leeds, em entrevista ao veículo britanico The Guardian. "Então, ainda precisamos de novas ideias e novos medicamentos."

Dois subtipos de câncer que tem resultados promissores nesse caso são o de ovário e mama. Segundo Melanie-Jayne Hower, pesquisadora dos Reais Jardins Botânicos de Kew, uns dos mais prestigiados do mundo, o teixo, planta gimnosperma rara, pode fornecer drogas potentes de forma mais simples e seguras.

“Um medicamento anti-câncer eficaz chamado paclitaxel foi desenvolvido a partir do teixo do Pacífico", comentou a estudiosa também à mídia inglesa. "No entanto, [ele] foi baseado em um produto químico que existe em rendimentos muito baixos."

"Centenas de árvores tiveram que ser cortadas para o desenvolver. Resultado disso: a espécie agora é classificada como quase ameaçada”.

Mais ramificações da doença, como o linfoma de Hodgkin, melanoma, dentre outras, também se beneficiam de ingredientes naturais. A rosa pervinca é responsável pela sintetização de vinblastina e vincristina, utilizados no tratamento dos tipos mencionados.

“A pervinca foi usada originalmente como tratamento tradicional para diabetes, mas pesquisas posteriores mostraram que apresentava propriedades anticancerígenas”, explicou Howes.

Continua após a publicidade

Outras pesquisas ainda em andamento envolvem um trabalho da professora Short, que analisa a eficácia de um medicamento à base de cannabis contra tumor cerebral, e até no Brasil. A startup PHP Biotech já tenta viabilizar tratamentos contra o câncer de mama Triplo-Negativo através da biodiversidade nacional.

"Se pudermos mostrar como podemos obter novos medicamentos da natureza, desbloqueando as propriedades úteis das plantas, ajudamos a tratar doenças e demonstramos o valor da biodiversidade, para incentivarmos pessoas a protegê-la", concluiu Howes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CanalTech, The Guardian
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.