Tratar um câncer não costuma ser uma tarefa fácil. Geralmente, a batalha contra a terrível doença envolve terapias complexas, com materiais radioativos, drogas sofisticadas, radioterapia e quimioterapia. No entanto, cientistas acreditam que plantas podem ser essenciais nos futuros tratamentos.
De acordo com pesquisadores do Reino Unido, já há estudos que confirmam propriedades anticancerígenas em elementos do mundo natural e a constante descoberta de novos tumores e tipos de câncer requerem novas estratégias.
“Existem muitos tipos e subtipos de tumores diferentes que estão sendo descobertos o tempo todo", disse Susan Short, professora da Universidade de Leeds, em entrevista ao veículo britanico The Guardian. "Então, ainda precisamos de novas ideias e novos medicamentos."
Dois subtipos de câncer que tem resultados promissores nesse caso são o de ovário e mama. Segundo Melanie-Jayne Hower, pesquisadora dos Reais Jardins Botânicos de Kew, uns dos mais prestigiados do mundo, o teixo, planta gimnosperma rara, pode fornecer drogas potentes de forma mais simples e seguras.
“Um medicamento anti-câncer eficaz chamado paclitaxel foi desenvolvido a partir do teixo do Pacífico", comentou a estudiosa também à mídia inglesa. "No entanto, [ele] foi baseado em um produto químico que existe em rendimentos muito baixos."
"Centenas de árvores tiveram que ser cortadas para o desenvolver. Resultado disso: a espécie agora é classificada como quase ameaçada”.
Mais ramificações da doença, como o linfoma de Hodgkin, melanoma, dentre outras, também se beneficiam de ingredientes naturais. A rosa pervinca é responsável pela sintetização de vinblastina e vincristina, utilizados no tratamento dos tipos mencionados.
“A pervinca foi usada originalmente como tratamento tradicional para diabetes, mas pesquisas posteriores mostraram que apresentava propriedades anticancerígenas”, explicou Howes.
Outras pesquisas ainda em andamento envolvem um trabalho da professora Short, que analisa a eficácia de um medicamento à base de cannabis contra tumor cerebral, e até no Brasil. A startup PHP Biotech já tenta viabilizar tratamentos contra o câncer de mama Triplo-Negativo através da biodiversidade nacional.
"Se pudermos mostrar como podemos obter novos medicamentos da natureza, desbloqueando as propriedades úteis das plantas, ajudamos a tratar doenças e demonstramos o valor da biodiversidade, para incentivarmos pessoas a protegê-la", concluiu Howes.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: CanalTech, The Guardian