Conheça o foguete planejado para trazer amostras de Marte à Terra
Créditos: Divulgação/NASA

Conheça o foguete planejado para trazer amostras de Marte à Terra

Missão nomeada como "Retorno de Amostras de Marte" deve ser iniciada por volta de 2030

Já imaginou ter amostras de Marte presentes na Terra para que os cientistas as analisem e possam descobrir fatos inéditos sobre o planeta vermelho? É isso que o Mars Ascent Vehicle (Veículo de Ascensão em Marte), da NASA, quer fazer: trazê-las para cá.

A nave, que tem em seu planejamento ser 'ligado' por volta de 2030, será enviado para nosso planeta vizinho, posicionado para lançamento na superfície e mandar junto um robô para recolher as amostras que o rover Perseverance, lançado em 2020, já coleta. Após isso, dar ignição e retornar à Terra com o material.

A missão recebeu o nome de Mars Sample Return (Retorno de Amostras de Marte) e já está sendo planejada nas instalações da NASA.

"Juntos, estamos trabalhando para transformar o Mars Ascent Vehicle de um conceito prancheta para um projeto executável", comentou a diretora do projeto, Angie Jackman, conforme relatado pela agência espacial. "Passamos por exaustivas iterações de design para reduzir a massa do veículo, garantir a capacidade de lançamento automatizado e alcançar com precisão a órbita necessária para se encontrar com o Earth Return Orbiter (Orbitador de Retorno à Terra) e transferir amostras para o voo de volta."

A cientista tem em sua equipe engenheiros estruturais, térmicos, mecânicos, de sistemas e de propulsão, junto a analistas e tecnólogos. O time mistura veteranos da NASA com 'novatos' cheios de ideias inovadoras.

"Pergunte a qualquer engenheiro da equipe e eles dirão que a ciência os fascina", disse Angie. “Os engenheiros perguntam 'Como?' Os cientistas perguntam 'Por quê?' Em última análise, esse imperativo mais profundo nos impulsiona a todos – o orgulho de ajudar a avançar o conhecimento coletivo, aumentar nossa capacidade de navegar com segurança em nosso mundo e entender melhor nosso lugar no cosmos."

Como será a missão?

O foguete e seu projeto estão sendo desenvolvidos no Centro de Voos Espaciais Marshall, pertencente à agência, e têm a colaboração da empresa de produtos aeroespaciais Lockheed Martin. A missão será iniciada com a aterrissagem de um módulo em Marte, perto de onde o Perseverance coleta e armazena amostras de solo e rochas - a Cratera Jezero.

Junto ao elemento, será enviado o robô que pegará os materiais e os colocará no Mars Ascent Vehicle. Após isso, o veículo será lançado com um contêiner que conterá as amostras até a órbita de Marte.

Continua após a publicidade

Finalmente, será a vez do Earth Return Orbiter, citado por Jackman, entrar em ação: a sonda estará na órbita do planeta vermelho e recolherá o contêiner citado para o levar até a Terra.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Inovação Tecnológica, NASA
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.