Já imaginou ter amostras de Marte presentes na Terra para que os cientistas as analisem e possam descobrir fatos inéditos sobre o planeta vermelho? É isso que o Mars Ascent Vehicle (Veículo de Ascensão em Marte), da NASA, quer fazer: trazê-las para cá.
A nave, que tem em seu planejamento ser 'ligado' por volta de 2030, será enviado para nosso planeta vizinho, posicionado para lançamento na superfície e mandar junto um robô para recolher as amostras que o rover Perseverance, lançado em 2020, já coleta. Após isso, dar ignição e retornar à Terra com o material.
A missão recebeu o nome de Mars Sample Return (Retorno de Amostras de Marte) e já está sendo planejada nas instalações da NASA.
"Juntos, estamos trabalhando para transformar o Mars Ascent Vehicle de um conceito prancheta para um projeto executável", comentou a diretora do projeto, Angie Jackman, conforme relatado pela agência espacial. "Passamos por exaustivas iterações de design para reduzir a massa do veículo, garantir a capacidade de lançamento automatizado e alcançar com precisão a órbita necessária para se encontrar com o Earth Return Orbiter (Orbitador de Retorno à Terra) e transferir amostras para o voo de volta."
A cientista tem em sua equipe engenheiros estruturais, térmicos, mecânicos, de sistemas e de propulsão, junto a analistas e tecnólogos. O time mistura veteranos da NASA com 'novatos' cheios de ideias inovadoras.
"Pergunte a qualquer engenheiro da equipe e eles dirão que a ciência os fascina", disse Angie. “Os engenheiros perguntam 'Como?' Os cientistas perguntam 'Por quê?' Em última análise, esse imperativo mais profundo nos impulsiona a todos – o orgulho de ajudar a avançar o conhecimento coletivo, aumentar nossa capacidade de navegar com segurança em nosso mundo e entender melhor nosso lugar no cosmos."
Como será a missão?
O foguete e seu projeto estão sendo desenvolvidos no Centro de Voos Espaciais Marshall, pertencente à agência, e têm a colaboração da empresa de produtos aeroespaciais Lockheed Martin. A missão será iniciada com a aterrissagem de um módulo em Marte, perto de onde o Perseverance coleta e armazena amostras de solo e rochas - a Cratera Jezero.
Junto ao elemento, será enviado o robô que pegará os materiais e os colocará no Mars Ascent Vehicle. Após isso, o veículo será lançado com um contêiner que conterá as amostras até a órbita de Marte.
Finalmente, será a vez do Earth Return Orbiter, citado por Jackman, entrar em ação: a sonda estará na órbita do planeta vermelho e recolherá o contêiner citado para o levar até a Terra.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Inovação Tecnológica, NASA