Ucrânia digitaliza patrimônio cultural em 3D para evitar destruição na guerra
Créditos: odessa-journal.com

Ucrânia digitaliza patrimônio cultural em 3D para evitar destruição na guerra

Entenda um pouco mais sobre a Backup Ukraine, projeto viabilizado pela Polycam

Com a invasão das forças militares russas em território ucraniano, além das vidas perdidas massivamente em um conflito que parece não ter fim, diversos patrimônios culturais locais e artefatos do dia a dia dos cidadãos locais estão sendo destruídos. Pensando nisso, a Polycam, uma empresa especialista em modelagem 3D, investiu em uma iniciativa chamada “Backup Ukraine”, que conta com o apoio da Unesco, da Blue Shield Danmark, Vice Media Group e da Heritage Emergency Rescue Initiative, em conjunto com o Museu Nacional da História da Ucrânia.

Utilizando a tecnologia, a intenção é que as pessoas possam capturar registros (antes que sejam destruídos na guerra) que poderão ser remodelados, posteriormente, em ambientes 3D. A ideia é armazenar itens que possuam materiais texturizados, como murais, obras de artes e estátuas. Ambientes internos poderão ser registrados igualmente, servindo como um documento histórico.

De acordo com o site oficial do projeto:

Queremos colocar essa nova tecnologia nas mãos dos cidadãos ucranianos para eles poderem capturar qualquer coisa que considerem culturalmente valiosa e queiram preservar em 3D para sempre.

 

A Polycam está oferecendo hospedagem gratuita para os residentes da Ucrânia pelos próximos cinco anos. Os resultados poderão ser observados no domínio digital da companhia.

Os cidadãos ucranianos devem agir com cautela

Mesmo que o projeto seja idealizado com boas intenções, principalmente para salvar a identidade cultural de uma nação (para serem reconstruídos futuramente), a situação caótica atual não deve ser ignorada, e os toques de recolher devem ser respeitados, assim como evitar acessar áreas de riscos e/ou de combates ativos. Outro cuidado fundamental é evitar revelar acidentalmente os locais utilizados pelos militares ucranianos.

01/04/2022 às 18:00
Notícia

Drones Mavic 3 são utilizados por exercito da Ucrânia para vi...

drone da DJI apresenta câmera principal com resolução de vídeo de 5.1k e zoom de 28x

Continua após a publicidade

Os materiais obtidos são marcados com palavras-chave, e estarão disponíveis no site da Polycam. Até o momento, temos vários exemplares de elementos escaneados, como estátuas, mosaicos e escadas de Kalynivka, Kiev e Lviv. Abrigos de emergência também foram preservados, assim como veículos destroçados, seções destruídas das cidades e até mesmo tanques utilizados pelos invasores russos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: canaltech.com.br Fonte: poly.cam, odessa-journal.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.