Comunidade da Wikipedia vota para que site pare de receber doações em criptomoeda
Créditos: pixabay.com / Publicado por "WorldSpectrum"

Comunidade da Wikipedia vota para que site pare de receber doações em criptomoeda

71,17% da comunidade votou contra a arrecadação de doações cripto

Após um período de votação que encerrou na última quinta-feira, 14 de abril, a Comunidade da Wikipédia obteve o resultado de uma pesquisa que perguntava “se deveriam continuar aceitar doações em criptomoedas”. Por volta de 71,17% dos participantes (232 a 94) votaram contra o recebimento em criptoativos. Entre os motivos apontados, o alto custo energético das redes de mineração foi um dos principais apontados. Agora, os dados obtidos pela enquete serão analisados pela Fundação Wikipedia.

Como era de se esperar, os resultados geraram uma nova onda de polêmicas. Em alguns países, como a China, proibiram a mineração em 2021, alegando preocupação sobre os custos energéticos que a prática geraria — entre outras questões regionais sensíveis. A mesma ideia está sendo estudada pela União Europeia. Voltando ao Wikipedia, por volta de US$ 130 mil das doações no último ano financeiro foram repassados por meio de criptomoedas. As receitas totais do site excediam US$ 150 milhões, sinalizando que apenas 0,1% dessa quantia era repassada por meio de criptoativos.

(Ilustração / Créditos: pixabay.com)

Outro motivo muito apontado é a volatilidade do segmento, que torna as transações financeiras mais complexas do que seriam, se fossem concretizadas por outros meios mais estáveis. Contudo, muitos participantes da enquete se mostraram opostos às opiniões da maioria. Um dos contra-argumentos utilizados foi que nem todas as criptomoedas são de modelos de uso intensivo de energia, principalmente os que são a prova de participação. 

Mais um aspecto relevante ressaltado é que transações com criptos são essenciais para os cidadãos de países opressivos. Esse aspecto pôde ser observado com as sanções internacionais aplicadas na Rússia, após as forças militares invadirem a Ucrânia. Investir em Bitcoin (BTC) é uma tática usada por cidadãos russos para diminuir as perdas caóticas financeiras ou em outras alternativas similares. 

De toda forma, independentemente das opiniões apresentadas, as redes a prova de participação exigem apenas uma pequena parcela de energia quando confrontadas com a mineração. Entre argumentos prós e contras, os responsáveis pela Wikipedia analisarão os resultados para tentar chegar em uma proposta que objetive otimizar a relação com a sua base de usuários fiéis.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: br.coingape.com, arstechnica.com, livecoins.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.