Robôs na corrente sanguínea são a aposta de pesquisadores para combater doenças
Créditos: pixabay.com / Publicado por "PixxlTeufel"

Robôs na corrente sanguínea são a aposta de pesquisadores para combater doenças

A tecnologia é promissora, mas ainda está longe de alcançar o seu potencial

A medicina está evoluindo cada vez mais com o auxílio da tecnologia. Desta vez, pesquisadores australianos estão desenvolvendo “robôs” injetáveis na corrente sanguínea, podendo oferecer uma opção inovadora para combater doenças. O estudo foi veiculado na revista científica “ACS Nano” — pode ser acessada na íntegra por meio deste link. Conhecidas como “máquinas moleculares autônomas”, são pequenos pedaços de proteínas e DNA. O objetivo é desenvolver a técnica até que, eventualmente, incontáveis microcomponentes possam ser aplicados com segurança em um paciente.

Após a conclusão dessa etapa, os “robôs” poderiam caçar vírus, células cancerígenas e bactérias perigosas. A ferramenta então transportaria as proteínas necessárias pela corrente sanguínea, e aumentaria as defesas necessárias quando localizassem células danificadas. Este é um processo similar ao que acontece com a chamada “síntese proteica” — e, apesar da ideia não ser impossível, os pesquisadores estão distantes dos resultados explicados acima.

(Ilustração / DNA / Créditos: pixabay.com)

Com os estudos atuais, foi demonstrado que as “máquinas moleculares” podem transportar cargas fortuitas de proteína; contudo, o potencial para o desenvolvimento desta técnica é real. Em um futuro distante e hipotético, esta tecnologia poderia até mesmo aprimorar o corpo humano de uma forma impensável nos dias de hoje, sendo capaz de se autorregenerar, e o DNA “melhorado” poderia ser herdado pelas futuras gerações.

De acordo com a descrição em um artigo:

Seria como ter um exército de robôs superpoderosos flutuando em sua corrente sanguínea, procurando monstros para destruir (…) Essas máquinas vivas iriam, essencialmente, construir e controlar biofábricas internas que nos manteriam livres de doenças por toda a vida.

Mesmo que tudo isso pareça promissor, ainda existem muitas variáveis que precisam ser estudadas até chegar em algo que seja minimamente similar ao cenário explicado, de uma maneira que não crie problemas para o corpo humano.

Fonte: pubs.acs.org, epocanegocios.globo.com, pubs.acs.org, gizmodo.uol.com.br

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.