Banco PAN é invadido por hackers e dados sensíveis são vazados
Créditos: Divulgação/Banco PAN

Banco PAN é invadido por hackers e dados sensíveis são vazados

Seriam dados de aproximadamente 64 mil clientes

O Banco PAN, controlado pelo BTG Pactual, confirmou a invasão a suas bases de dados e informações de mais de 64 mil clientes foram vazados. De acordo com informações divulgadas, o motivo seria uma possível tentativa de extorsão, afim que os dados não sejam revelados.

Os hackers conseguiram copiar dados cadastrais, informações de limite disponível e saldo devedor de clientes. Segundo o PAN, não foram vazados dados completos de cartões, senhas "ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o banco".

O Banco PAN, em nota, afimrou que a falha aconteceu por conta de uma empresa terceirizada, que era responsável pela central de atendimento ao cliente. "Não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou invasão à infraestrutura do Banco", diz o PAN.

Fontes ligadas ao portal TecMundo, o total seria de 22 milhões de contas comprometidas. Entretanto, o banco nega. A fonte afirmou que seriam 25 GB de arquivos copiados, já o PAN diz que a amostra chega apenas a 1 GB. Segundo o mais recente relatório fiscal do banco, referente ao 4º trimestre de 2021, a instituição tem 17 milhões de clientes.

Confira a nota do Banco Pan na íntegra:

"Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa.

De acordo com a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou invasão à infraestrutura do Banco, tendo sido confirmado, no entanto, que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e saldo devedor, sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o banco.

Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e todas as autoridades competentes foram notificadas."

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, TecMundo
User img

Cristino Melo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.