Google acerta e usará SoC topo de linha em Pixel intermediário
Créditos: Reprodução/91 Mobiles/On Leaks

Google acerta e usará SoC topo de linha em Pixel intermediário

Empresa abandonará Qualcomm para ter linha exclusiva de chipset Tensor

Falta pouco menos de um mês para o evento Google I/O, onde a empresa apresentará seu novo smartphone intermediário Pixel 6a. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de maio, mas já há informações sobre o processador que será equipado no novo modelo da linha Pixel 6. E casa de ferreiro do Google, o espeto agora é de ferro. 

13/04/2022 às 15:30
Notícia

Superaquecimento do Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200 pode ser...

Linha Galaxy S22 passou por polêmica de throttling devido ao superaquecimento do Exynos 2200

Google equipa chipset da casa no Pixel 6a

Enquanto as versões anteriores dos Pixels mid-range (Pixel 3a, 4a e 5a) usavam SoCs intermediários da Qualcomm, o Google decidiu equipar o futuro Pixel 6a com o Tensor, seu chipset próprio lançado ano passado com os topo de linha Pixel 6 e Pixel 6 Pro. Assim, todo a série Pixel 6 usará um SoC de alto desempenho, mesmo o modelo mais "básico". 

A escolha do hardware pelo Google mostra algo claro: a empresa está focada em trabalhar somente com o SoC Tensor nos seus smartphones. E como mostra um teste vazado do Pixel 6a, a decisão foi acertada. O novo smartphone teve um desempenho levemente melhor que os modelos flagships. O Tensor é baseado na arquitetura Arm, a mesma usada nos Exynos, Snapdragon e no Bionic dos iPhones. Só que o Google e a Apple possuem uma vantagem em relação aos concorrentes: seus SoCs não são vendidos para terceiros, permitindo que o chipset seja desenvolvido focando em uma única linha de smartphones.

Recentemente, a arquitetura Arm foi apontada como um dos culpados do problema de superaquecimento no Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1. E pela Samsung e Qualcomm atuarem na venda de SoCs para terceiros (apesar de serem os raríssimos smartphones com Exynos que não sejam Samsung), é preciso produzir um chip mais "padrão", não voltado para cada cliente especificamente. Assim a eficiência e desempenho são afetadas. Ponto para o Google.

O que esperar dos Pixel 7?

A maior novidade da próxima linha de smartphones do Google serão os chips Tensor 2. A próxima geração dos SoCs próprios do Google é um nome forte dos vazamentos para estrear nesse ano. De resto, nada de tão novo. Pequenas novidades como o pós processamento da câmera deve chegar com o novo processador Tensor 2, mas o visual continuará o mesmo, usando a barra com conjunto de três câmera na traseira.

Outro rumor que surgiu é que o modelo Pixel 7 será menor que o Pixel 6. As dimensões da nova geração são especuladas em 115,6 mm x 73,1 mm x 8,7 mm, enquanto a versão atual possui 158,6 mm x 74,8 mm x 8,9 mm. O display será do tipo OLED. O Pixel 7 Pro continuará no mesmo tamanho. Os modelos Pixel 7 não terão carregador na caixa. 

Continua após a publicidade

Segundo o analista Ross Young, o Google pode adiantar o lançamento do smartphone. No ano passado, a empresa esperava lançar o Pixel 6 próximo do lançamento do iPhone, talvez o sonho seja realizado em 2022 com o Pixel 7 chegando em setembro. Com poucas variações entre as gerações Pixel 6 e Pixel 7 (inclusive o design idêntico), não seria nada surpreendente que o Google lançasse a próxima geração com os preços iguais aos de 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: 9 to 5 Google
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.