Nova corrida espacial? Rússia quer retomar programa de viagens para a Lua
Créditos: Sputnik/Evgeny Biyatov

Nova corrida espacial? Rússia quer retomar programa de viagens para a Lua

Rússia pretende lançar sonda ao espaço ainda este ano

Mesmo em meio aos conflitos que estão acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que irá retomar o programa de exploração espacial. O objetivo é estar de volta à vanguarda espacial e enviar missões à Lua.

O anúncio acontece em um momento muito delicado para a Europa e remete a acontecimentos históricos, como a Guerra Fria, quando Estados Unidos e a União Soviética disputavam um guerra silenciosa e estavam na corrida espacial.

Rússia de volta ao espaço

Atualmente a Rússia foi suspensa dos programas lunares que tinha em conjunto com a Agência Espacial Européia (ESA), o anúncio aconteceu nesta quarta-feira (13). Mais uma das retaliações devido a guerra que o país trava contra a Ucrânia.

A afirmação da retomada do programa espacial russo foi realizada no Cosmódromo Vostochny, onde comemorou-se os 61 anos do dia em que Yuri Gagarin, cosmonauta russo, se tornou a primeira pessoa a ir ao espaço. Além da confirmação desta iniciativa, Putin também disse que pretende lançar novas sondas ao espaço. 

E esses projetos já tem data para começar: 22 de agosto de 2022. Segundo o site russo RT, Putin planeja realizar o lançamento da sonda Luna-25 nesta data.

As sanções draconianas impostas à Rússia pelos Estados Unidos, União Europeia e várias outras nações por causa de seu ataque militar à Ucrânia não farão Moscou desistir da exploração espacial, declarou o presidente.

Apesar das dificuldades e tentativas de interferência externa, com consistência e persistência iremos implementar todos os nossos planos”, afirmou Putin.

E para auxiliá-lo, irá contar com um dos seus maiores aliados no momento, a Belarus. Que junto a Rússia irá construir toda a infraestrutura para as futuras missões ao espaço.

Afastada da exploração espacial há mais de cinco décadas, a exploração lunar foi iniciada pela Rússia e a primeira missão bem-sucedida foi com a sonda Luna-2 em 1959.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: RT
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.